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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48732
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza03 Saúde e Bem-Estar
10 Redução das desigualdades
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POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA DE 2017: UMA ANÁLISE NA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES E COBERTURA NACIONAL DA SAÚDE DA FAMÍLIA
Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Política de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
Distribuição de Médicos
Bibliografia Descritiva
Estudo Comparativo
Gomes, Clarice Brito e Souza | Date Issued:
2019
Alternative title
2017 National Primary Care Policy: an analysis of the composition of teams and national coverage of family healthAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A partir da expansão do Programa Saúde da Família, consolidado como Estratégia de Saúde da Família, e com base nos princípios e diretrizes propostos nos Pactos pela Saúde entre os entes federativos, o governo federal institucionalizou a condução da Atenção Primária à Saúde no país por meio da Portaria MS nº 2.488/2006 - Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Esta concretizou a regulamentação existente à época e disciplinou sua operacionalização. Porém, ante a necessidade de adequação das normas aos contextos regionais e às conjunturas políticas e econômicas do país, a PNAB passou por revisões em 2011 e em 2017. A presente pesquisa investigou os dispositivos concretos da PNAB de 2017 tanto na composição das equipes (equipes de Saúde da Família - eSF, equipes de Atenção Básica - eAB e equipes de Agentes Comunitários de Saúde - EACS) quanto no quadro de profissionais que as compõem (médicos, enfermeiros e ACS), bem como na cobertura de Saúde da Família em nível nacional, posto que o teor das propostas dessa norma gerou questionamentos e expectativas. Logo, procurou-se entender como se comporta a APS a partir das principais mudanças na normativa, como o reconhecimento (financiamento) de outros modelos de assistência, além da Saúde da Família, e a participação dos Agentes Comunitários de Saúde nas equipes. Os resultados expostos foram elaborados com base na análise documental da PNAB de 2017, levando em conta as edições anteriores, além de investigar o posicionamento de instituições representativas do Sistema Único de Saúde (SUS), da sociedade civil e dos conselhos e confederações de diversas categorias profissionais a respeito dessa reformulação da PNAB. Recorreu-se ao levantamento dos dados secundários do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Após dois anos da publicação da PNAB, os resultados obtidos não indicaram mudanças significativas na composição das equipes nem da cobertura. Isso pode se justificar por ser recente a edição da norma, posto que uma eventual mudança estrutural demanda tempo; outro fator talvez se deva à pouca receptividade dos gestores municipais às recomendações normativas. Isso porque, na descentralização dos SUS, os municípios, em seu papel de executores das medidas, devem assumir o protagonismo na efetivação das políticas públicas federais. Por fim, o resgate de amplo debate entres os principais atores envolvidos na militância do SUS é pré-requisito essencial à efetivação de um projeto político comprometido com o direcionamento e a condução da Atenção Primária resolutiva e adequada às demandas de saúde da população.
Abstract
Since the expansion of the Family Health Program, consolidated as Family Health Strategy, and based on the principles and guidelines proposed by the Health Pacts among the federative entities, the federal government institutionalized the conduction of Primary Health Care in the country through of Ordinance MS No. 2,488 / 2006 - National Primary Care Policy (NPCP). This materialized the existing regulation at the time and disciplined its operationalization. However, in view of the need to adapt the norms to the regional contexts and the political and economic conjunctures of the country, the NPCP underwent through revisions in 2011 and 2017. This research investigated the concrete provisions of the 2017 NPCP both in the composition of teams. Family Health Care - eSF, Primary Care Teams - eAB and Community Health Agent Teams - EACS) as well as their staff (doctors, nurses and CHA), as well as Family Health coverage nationwide , since the content of the proposals of this norm generated questions and expectations. Therefore, we sought to understand how PHC behaves from the main changes in the rules, such as the recognition (financing) of other models of care, in addition to Family Health, and the participation of Community Health Agents in teams. The results exposed were elaborated based on the documentary analysis of the 2017 NPCP, taking into account the previous editions, as well as investigating the positioning of institutions representing the Unified Health System (SUS), civil society, councils and confederations of various professional categories about this NPCP reformulation. The survey of secondary data from the National Register of Health Facilities (CNES) was used as resort. Two years after the publication of the NPCP, the results obtained did not indicate significant changes in team composition or coverage. This may be justified by the recent edition of the standard, since any structural change takes time; Another factor may be due to the poor receptivity of municipal managers to normative recommendations. This is because, in the SUS decentralization, the municipalities, in their role as executors of the procedures, must take the lead in the implementation of federal public policies. Finally, the rescue of large debate among the main actors involved in the SUS activism is an essential prerequisite for the political project implementation committed to directing and conducting resolutive primary care that is appropriate to the population's health demands.
Keywords in Portuguese
Política Nacional de Atenção BásicaAtenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
DeCS
Atenção Primária à SaúdePolítica de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
Distribuição de Médicos
Bibliografia Descritiva
Estudo Comparativo
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