Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49018
MEDIAÇÃO CULTURAL E DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO BIBLIOTECÁRIO BIBLIOTERAPEUTA
Mediación cultural y lectora en la formación del bibliotecário biblioterapeuta
Mediação de leitura
Biblioterapia
Saúde Mental
Formação profissional do bibliotecário
Reading mediation
Bibliotherapy
Mental health
Professional qualification of librarians
Mediación de la lectura
Biblioterapia
Salud mental
Formación profesional del bibliotecário
Wérleson Alexandre de Lima Santos da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro de Artes e Comunicação, do Departamento de Ciência da Informação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Alternative title
Cultural and reading mediation in the qualification of bibliotherapist librarianMediación cultural y lectora en la formación del bibliotecário biblioterapeuta
Affilliation
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Departamento de Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Departamento de Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Artes e Comunicação. Departamento de Ciência da Informação. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo visa fazer uma reflexão acerca da formação do bibliotecário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como profissional apto para o exercício da mediação cultural e de leitura, bem como da biblioterapia. Tomando como base os conceitos de mediação cultural de Edmir Perrotti e de mediação de leitura de Michèle Petit, o trabalho debruça-se sobre a grade curricular do perfil 0406 do Bacharelado em Biblioteconomia e analisa a distribuição do conteúdo programático, das competências e das cargas horárias e como a formação cultural e biblioterapêutica do discente está sendo tratada em relação à percepção de sua importância sociocultural dentro da atuação profissional.
Abstract
This article aims to purpose a reflection over the librarian’s qualification at Federal University of Pernambuco (UFPE) as a professional able to exercise cultural and reading mediation, and also bibliotherapy. Based on the theories on cultural mediation by Edmir Perrotti and reading mediation by Michèle Petit, this study leans on the academic curriculum from the Library Science undergraduate course 0406 profile and analyses the program content, the skills teaching, the workload and how the student’s cultural and bibliotherapeutic qualification has been treated regarding their perceptions about the professional sociocultural importance.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre la formación del bibliotecario de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) como profesional capaz de ejercer la mediación cultural y la lectura, así como la biblioterapia. Basado en los conceptos de mediación cultural de Edmir Perrotti y la mediación de lectura de Michèle Petit, el trabajo se enfoca en el plan de estudios del perfil 0406 del grado en Biblioteconomía y analiza la distribución del contenido del programa, habilidades y cargas de trabajo y cómo se trata la formación cultural y biblioterapéutica del alumno en relación con la percepción de su importancia sociocultural dentro del desempeño profesional.
Keywords in Portuguese
Mediação culturalMediação de leitura
Biblioterapia
Saúde Mental
Formação profissional do bibliotecário
Keywords
Cultural mediationReading mediation
Bibliotherapy
Mental health
Professional qualification of librarians
Keywords in Spanish
Mediación culturalMediación de la lectura
Biblioterapia
Salud mental
Formación profesional del bibliotecário
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Citation
PAJEÚ, Hélio Márcio; SANTOS, Wérleson Alexandre de Lima. Mediação cultural e de leitura na formação do bibliotecário biblioterapeuta. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 703-721, jul./set. 2021.DOI
10.29397/reciis.v15i3.2134ISSN
1981-6278Notes
Hélio Márcio Pajéu da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro de Artes e Comunicação, do Departamento de Ciência da Informação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)Wérleson Alexandre de Lima Santos da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro de Artes e Comunicação, do Departamento de Ciência da Informação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Share