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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49032
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS VÍDEOS SOBRE CÂNCER DE MAMA MAIS VISUALIZADOS NO YOUTUBE: RELEVÂNCIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER
Evaluación de la calidad de los videos sobre el cáncer de mama más vizualizados en YouTube: relevancia para promover la salud de la mujer
Redes sociais online
Comunicação em saúde
Internet
Doença crônica não-transmissível
Online social networks
Health communication
Internet
Chronic non-communicable disease
Redes sociales online
Comunicación acerca de la salud
Internet
Enfermedad crónica no transmisible
Alex Del Cerro Mello da Universidade Cesumar, de Ciências Biológicas e da Saúde, do Curso de Medicina teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
José Vicente Gonçalves da Universidade Cesumar, do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Tânia Maria Gomes da Silva da Universidade Cesumar, da Universidade Cesumar, do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Marcelo Picinin Bernuci da Universidade Cesumar, da Universidade Cesumar, do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Alternative title
Quality assessment of the most watched breast cancer videos on YouTube: relevance to improve women's healthEvaluación de la calidad de los videos sobre el cáncer de mama más vizualizados en YouTube: relevancia para promover la salud de la mujer
Author
Affilliation
Universidade Cesumar. Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de Medicina. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Maringá, PR, Brasil / Universidade Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Maringá, PR, Brasil / Universidade Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Ciências Biológicas e da Saúde. Curso de Medicina. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Maringá, PR, Brasil / Universidade Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Universidade Cesumar. Maringá, PR, Brasil / Universidade Cesumar. Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação. Maringá, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
O câncer de mama é uma das principais enfermidades que acomete a saúde das mulheres no mundo e as estratégias destinadas à melhoria do acesso das mulheres às informações sobre prevenção são fundamentais. O objetivo do estudo apresentado neste artigo foi avaliar a qualidade de vídeos relacionados ao tema do câncer de mama. A busca dos vídeos ocorreu a partir da palavra-chave ‘câncer de mama’ na plataforma YouTube. Os dados referentes às informações de cunho técnico foram obtidos por meio da análise das informações contidas na descrição dos vídeos e, posteriormente, foi realizada sua análise de conteúdo. Para serem analisados, foram extraídos os 200 primeiros vídeos mais vistos. A maioria (72%) e aqueles com intuito de divulgar conteúdo informativo ao leigo (73%) e com foco na prevenção secundária (71,5%) são considerados ruins ou péssimos (53%). Conclui-se, que o YouTube se apresenta como uma ferramenta limitada a ser utilizada no processo de educação de mulheres visando ao controle do câncer de mama.
Abstract
Breast cancer is one of the main diseases that affect the health of women in the world and strategies aimed at improving women’s access to information on prevention are fundamental. The objective of the study presented in this article was to assess the quality of some videos related to breast cancer. The videos were searched using the keyword ‘breast cancer’ on the YouTube platform. The data referring to the technical information was obtained through the analysis of the information contained in the description of the videos and subsequently their content analysis was carried out. The first 200 most viewed videos were extracted for analysis. The majority (72%) and those aiming to disseminate informative content to laypeople (73%) and focusing on secondary prevention (71.5%) are considered bad or very bad (53%). It was concluded that YouTube is a limited tool to be used in the process of educating women about the control of breast cancer.
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El cáncer de mama es una de las principales enfermedades que afectan la salud de las mujeres en el mundo y las estrategias destinadas a mejorar el acceso de las mujeres a la información sobre prevención son fundamentales. El objetivo del estudio presentado en este artículo fue evaluar la calidad de videos relacionados con el tema del cáncer de mama. Los videos fueran buscados utilizando la palabra clave ‘cáncer de mama’ en la plataforma de YouTube. Los datos referentes a la información técnica se obtuvieron mediante el análisis de la información contenida en la descripción de los videos y posteriormente se realizó su análisis de contenido. Fueron extraídos los primeros 200 videos más vistos para hacer su análisis. La mayoría (72%) y aquellos que tienen la finalidad de difundir contenidos informativos al lego en la materia (73%) y enfocon la prevención secundaria (71,5%) son considerados de poca calidade o pésimos (53%). Se concluye que YouTube se revela una herramienta limitada para ser utilizada en el proceso de educación de las mujeres destinada al control del cáncer de mama.
Keywords in Portuguese
Medicina preventivaRedes sociais online
Comunicação em saúde
Internet
Doença crônica não-transmissível
Keywords
Preventive medicineOnline social networks
Health communication
Internet
Chronic non-communicable disease
Keywords in Spanish
Medicina preventivaRedes sociales online
Comunicación acerca de la salud
Internet
Enfermedad crónica no transmisible
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
Citation
VILLA, Larissa Silveira Carvalho et al. Avaliação da qualidade dos vídeos sobre câncer de mama mais visualizados no YouTube: relevância para promoção da saúde da mulher. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 648-664, jul./set. 2021.DOI
10.29397/reciis.v15i3.2342ISSN
1981-6278Notes
Larissa Silveira Carvalho Villa da Universidade Cesumar, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)Alex Del Cerro Mello da Universidade Cesumar, de Ciências Biológicas e da Saúde, do Curso de Medicina teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
José Vicente Gonçalves da Universidade Cesumar, do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Tânia Maria Gomes da Silva da Universidade Cesumar, da Universidade Cesumar, do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
Marcelo Picinin Bernuci da Universidade Cesumar, da Universidade Cesumar, do Instituto Cesumar de Ciência,Tecnologia e Inovação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
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