Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/491
MERCADO SIMBÓLICO: UM MODELO DE COMUNICAÇÃO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS
Modelos de comunicação
Planejamento estratégico
Araújo, Inesita Soares de | Date Issued:
2004
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Informação Científica e Tecnológica e do Departamento de Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho tem como objetivo propor um modelo para análise e planejamento estratégico da comunicação nas políticas públicas, considerando que os modelos correntes não dão conta adequadamente da prática comunicativa
nos processos de intervenção social, frustrando os altos investimentos e expectativas que despertam. O “Modelo
do Mercado Simbólico”, em rede, descentrado e multipolar, é composto por uma formulação teórica, uma
representação gráfica dos principais componentes e suas relações e de uma matriz de análise e planejamento
estratégico das relações comunicativas. A representação gráfica contempla: a rede de sentidos sociais, os
interlocutores e seus contextos e “lugar de interlocução”. A matriz inclui fontes, campos, instâncias, comunidades
discursivas e uma tipologia de fatores de mediação.
Abstract
The purpose of this paper is to put forth a model for the analysis and strategic planning of the communication of public policies, given that the current models fail to adequately fulfill communication requirements in the processes of social intervention, frustrating the high investments and expectations that they give rise to. The "Symbolic Market Model", in network form, both decentralized and multipolar, is comprised of (i) a theoretical formulation, (ii) a graphical representation of the main components and the relations between them and (iii) an analysis and strategic planning matrix of communicative relations. The graphic representation takes into account: the network of social senses, the interlocutors and their contexts, and the "place of dialogue". The matrix includes sources, fields, instances, discursive communities and a typology of mediation factors.
Keywords in Portuguese
Comunicação e políticas públicasModelos de comunicação
Planejamento estratégico
Share