Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49350
Title: Acção do leite-crú ou fervido, e do leite fermentado, sobre o intestino perfundido segundo o methodo de Cohnheim - Magnus
Authors: Xavier, Antonio Augusto
Pacheco, Genesio
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Leite fresco-crú ou fervido nenhuma acção exerce sobre o tonus de uma preparação de intestino isolado e perfundido, entretanto determina augmento bastante apreciavel da amplitude das contracções rhythmicas. O leite fermentado, natural ou experimentalmente, pela proliferação de bacilos coli ou aerogenes, por espaço de 6 a 24 horas, em estufa a 37° C., determina muitas vezes augmento consideravel do tonus do segmento de intestino, bem assim augmento da amplitude das oscilações phasicas, em todo caso, uma e outra alteração mostrando-se de modo menos energico do que já observaramos com os filtrados de culturas antigas de bacillo coli. A acção sobre o tonus não parece depender da acidez do leite fermentado, desde que ella não desapparece com a neutralisação do leite. De outro lado, uma solução de acído lactíco do mesmo theôr encontrado no leite fermentado, expresso em graus Dornic, não determina augmento do tonus da preparação. O aquecimento até 115° C., ou o resfriamento prolongado a + 3° C., não supprime a actividade do leite fermentado natural - ou artificialmente, no que concerne seus efeitos sobre tonus da preparação de intestino isolado, facto analogo tendo sido já por nós observado com os filtrados de culturas antigas de bacillo coli. A ingestão prévia de filtrados de culturas antigas de bacillo coli, ou de leite fermentado experimentalmente por esse germe, parece determinar uma maior reactividade do segmento de intestino, o que se póde averiguar pelas reacções mais promptas e mais energicas, quando dos ensaios in-vitro com leite fermentado experimentalmente com bacillo coli, em confronto com as experiencias realisadas com intestino de coelhos normaes. O mesmo facto já havia sido por nós observado com os filtrados de culturas antigas de bacillo coli.
keywords: Leite fresco-crú
Leite fervido
Influência
Intestino
Médodo Cohnheim-Magnus
Issue Date: 1938
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz.
Citation: XAVIER, Antonio Augusto; PACHECO, Genesio. Acção do leite-crú ou fervido, e do leite fermentado, sobre o intestino perfundido segundo o methodo de Cohnheim - Magnus. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 38, n. 3, 13 p, 1938.
DOI: 10.1590/S0074-02761938000300013
ISSN: 0074-0206
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntonioAXavier_GenesioPacheco2_IOC_v.38_N.3_1938.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.