Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49552
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
Metadata
Show full item record
REAÇÃO DE FIXAÇÃO DO COMPLEMENTO NA DOENÇA DE CHAGAS, COM ANTÍGENO ALCOÓLICO DE CULTURA DO "SCHIZOTRYPANUM CRUZI"
Reação de fixação do complemento
Antígeno alcoólico
Cultura do "Schizotrypanum cruzi"
Trabalho do Serviço de Estudo das Grandes Endemias do Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos) - Superintendente interino: Professor Carlos Chagas Filho.
Author
Affilliation
Sem afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os autores passam em revista os diferentes antígenos até agora empregados na reação de fixação do complemento na moléstia de Chagas. Propõem o uso de um antígeno alcoólico feito com culturas de S. cruzi, assim preparado: lavam três vezes os flagelados das culturas com soro fisiológico; juntam acetona pura (10 vezes o volume do depósito) e deixam 24 horas agitando freqüentemente; centrifugam, desprezam o líquido e secam o depósito a 37°; pesam, trituram e juntam álcool absoluto na quantidade 1 cm³ por cada centigramo; conservam a 37° durante 20 dias, agitando diariamente; para uso, diluem o álcool límpido na água fisiológica aos poucos e sob constante agitação. A reação foi praticada com 83 soros humanos, sendo positiva em 96,3% dos casos de doença de Chagas e em 81,8% dos casos de leishmaniose tegumentar, doença cujo agente etiológico tem estreitas afinidades com S. cruzi. Em 81 soros a reação foi feita paralelamente com a R. W., obtendo-se apenas 4 vezes a positividade de ambos os testes. Os primeiros resultados das reações feitas com este antígeno podem ser considerados bastante favoráveis, sendo entretanto necessária uma maior experiência para se ajuizar do valor real da reação no diagnóstico da moléstia de Chagas.
Keywords in Portuguese
Doença de ChagasReação de fixação do complemento
Antígeno alcoólico
Cultura do "Schizotrypanum cruzi"
Publisher
Instituto Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde
Citation
ROMAÑA, Cecilio; DIAS, Emmanuel. Reação de fixação do complemento na Doença de Chagas, com antígeno alcoólico de cultura do "Schizotrypanum cruzi". Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 37, n. 1, p. 1-10, 1942.DOI
10.1590/S0074-02761942000100001ISSN
0074-0206Notes
Recebido para publicação a 31 de dezembro de 1941 e dado à publicidade em abril de 1942.Trabalho do Serviço de Estudo das Grandes Endemias do Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos) - Superintendente interino: Professor Carlos Chagas Filho.
Share