Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49575
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
AS NARRATIVAS POR TRÁS DAS FAKE NEWS : UMA AMEAÇA QUE TEM INTERFERIDO NA DECISÃO DE VACINAR
Castro, Suzana da Silva | Date Issued:
2020
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo teve por objetivo discutir o porquê das narrativas das Fake News interferirem na decisão dos sujeitos de se vacinar. É importante abordar esse assunto, tendo em vista que houve uma queda da cobertura vacinal e um dos fatores que tem contribuído é uma crescente disseminação de notícias falsas na Internet relacionadas a esse tema. A velocidade da Internet, o acesso amplo e democrático e as redes sociais têm favorecido a disseminação de fake News, constituindo um desafio para os cientistas, profissionais da saúde e da educação. Assim, o caminho metodológico consistiu na realização de um levantamento de artigos sobre a temática fake News e vacinas. Foram também buscados e selecionados vídeos na rede social Youtube, também sobre a temática supracitada e um levantamento dos comentários nestes vídeos. Os comentários postados nos vídeos do site YouTube mostram que essas notícias faltas têm adquirido maior adesão a partir do momento que a ciência vem perdendo a credibilidade deixando lacunas para o surgimento de verdades baseadas em evidências de experiências pessoais e/ou na crença/fé. As experiências pessoais são obtidas por meio da vivência ou pelas redes sociais que harmonizam uma familiaridade, mesmo sem o contato físico, em função de apresentar rostos e relatos aconchegantes tornando o outro, total desconhecido, como amigo. A verdade baseada nas crenças é confortável por ser uma verdade, na qual se quer acreditar. A única forma de modificar estes cenários perpassa por uma educação, segundo Paulo Freire, libertária e autônoma para que o sujeito seja capaz, ao participar ativamente de sua formação cidadã, de reconhecer essas notícias falsas pela apropriação do conhecimento. Os resultados encontrados na pesquisa também levantam a escassez de estudos no que concerne a relação à adesão das fake News, os diversos diálogos por trás dessa significação e a dificuldade que a ciência tem de romper esse muro de isolamento com a população. Reconhece-se que as redes sociais possam ser utilizadas como recurso de acesso ao conhecimento, porém é necessário se pensar em estratégias de divulgação científica e formação inicial e continuada para capacitar os cidadãos a desenvolverem a criticidade necessária para articular saberes e senso comum com as ciências.
Abstract
This study aimed to discuss why the Fake News narratives interfere in the subjects' decision to get vaccinated. It is important to address this issue, given that there has been a drop in vaccination coverage and one of the factors that has contributed is an increasing spread of false news on the Internet related to this topic. The speed of the Internet, broad and democratic access and social networks have favored the spread of fake news, constituting a challenge for scientists, health and education professionals. Thus, the methodological path consisted of conducting a survey of articles on the theme of fake news and vaccines. Videos were also searched and selected videos on YouTube's social network, also on the aforementioned theme and a survey of the comments on these videos. The Comments posted on YouTube website videos show that these missing news have acquired greater adherence from the moment that science has been losing credibility leaving gaps for the emergence of truths based on evidence of personal experiences and / or belief / faith. Personal experiences are obtained through experience or through social networks that harmonize familiarity, even without physical contact, due to the presence of cozy faces and reports making the other, totally unknown, as a friend. The belief-based truth is comfortable because it is a truth, one wants to believe. The only way to modify these scenarios is education, according to Paulo Freire, libertarian and autonomous so that the subject is able, when actively participating in his citizen formation, to recognize these false news through the appropriation of knowledge. The results found in the research also raise the scarcity of studies regarding the relation to the adhesion of fake news, the different dialogues behind this meaning and the difficulty that science has to break this wall of isolation with the population. It is recognized that social networks can be used as a resource to access knowledge, but it is necessary to think about strategies for scientific dissemination and initial and continuing training to enable citizens to develop the criticality necessary to articulate knowledge and common sense with the sciences.
Share