Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49587
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade05 Igualdade de gênero
10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Collections
Metadata
Show full item record
LIMITAÇÕES NO CUMPRIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS À ÁGUA E AO ESGOTAMENTO SANITÁRIO: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SUL DA BAHIA
Direitos Humanos
DHAES
Higiene
Educação
Empoderamento
Escola
Gênero
Gestão Menstrual
Saúde
WASH
Human Rights
HRTWS
Hygiene
Education
Empowerment
School
Gender
Menstrual management
Health
Coswosk, Édila Dalmaso | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
As iniquidades relativas à água e ao esgotamento sanitário são históricas, mas os Direitos Humanos à Água e Esgotamento Sanitário (DHAES) são relativamente novos e de pouco conhecimento da população em geral. Esta pesquisa Analisa o acesso aos Direitos Humanos à Água e Esgotamento Sanitário (DHAES), especialmente em relação aos banheiros escolares, dos estudantes do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal do extremo sul da Bahia, avaliando em que medida o acesso dos estudantes aos banheiros, na escola pública, se alinha ao marco do DHAES e compreendendo como os DHAES e a Gestão da Higiene Menstrual se relacionam com o empoderamento de meninas do Ensino Fundamental. Para tal, utiliza a metodologia qualitativa, fazendo uso dos seguintes instrumentos: a observação participante da rotina escolar; os grupos focais com 39 estudantes do 8º e 9º ano, com idades entre 13 e 17 anos; a análise das Propostas Curriculares Municipais/2016; e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com as gestoras da escola, coordenação municipal do segmento estudado e o secretário municipal de educação. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2016. Os dados são analisados a partir da análise de conteúdo com sistematização em categorias temáticas. Os resultados indicam que a presença dos banheiros não garante o acesso pleno aos DHAES; o conteúdo normativo é violado seja pela infraestrutura ou questões que estão para além desta e envolvem o contexto sociocultural da escola. As violações têm maior impacto sobre as meninas por causa da GHM, afetando seu comportamento nos dias do período menstrual. As condições de acesso aos DHAES não contribuem para a criação de ambientes promotores de saúde, nem para ambientes sensíveis às questões de gênero, sendo mais uma barreira para o empoderamento das meninas na escola. Compreender o problema dos banheiros escolares, a partir dos DHAES, indica uma mudança na relação com o Estado, pois, a partir desta ótica, os estudantes são sujeitos de direitos para exigir do Estado o cumprimento do conteúdo normativo e ter acesso a um serviço de qualidade. O Brasil, como país membro da ONU, tem a obrigação de garantir o acesso aos DHAES, embora possa fazê-lo de forma gradativa. É importante garantir que onde a infraestrutura seja executada, o acesso seja plenamente atendido, para que os recursos públicos sejam usados de forma eficaz. Espera-se que esta pesquisa contribua para o aprofundamento deste tema, fornecendo indicativos sobre os DHAES nas escolas e possa servir de suporte para análise do acesso dos DHAES nestes espaços e encaminhamentos para melhoria e implementação de políticas públicas relacionadas a estes direitos.
Abstract
Water and sanitation inequities are historic, but the Human Rights to Water and Sanitation (HRTWS) are relatively new and of little knowledge to the general population. This research Analyzes Access to Human Rights to Water and Sanitation (HRTWS), especially in relation to school bathrooms, students in the eighth and ninth grade of Elementary School in a municipal public school in the extreme south of Bahia, assessing the extent to which students have access to bathrooms, in public school, it aligns with the HRTWS framework and understanding how HRTWS and Menstrual Hygiene Management relate to the empowerment of girls in elementary school. To this end, it uses the qualitative methodology, making use of the following instruments: the participant observation of the school routine; the focus groups with 39 students of the 8th and 9th grades, aged between 13 and 17 years; the analysis of the Municipal Curricular Proposals/2016; and individual interviews with semistructured script with the school managers, municipal coordination of the segment studied and the municipal secretary of education. Data collection took place between October and December 2016. The data are analyzed from content analysis with systematization in thematic categories. The results indicate that the presence of bathrooms does not guarantee full access to HRWS; normative content is violated either by the infrastructure or issues that are beyond this and involve the sociocultural context of the school. Violations have greater impact on girls because of GHM, affecting their behavior in the days of the menstrual period. The conditions of access to HRTWS do not contribute to the creation of health promoting environments, nor to environments sensitive to gender issues, being another barrier to the empowerment of girls in school. Understanding the problem of school bathrooms, from the HRTWS, indicates a change in the relationship with the State, because, from this perspective, students are subject to rights to require the State to comply with the normative content and have access to a quality service. Brazil, as a member of the UN, has an obligation to guarantee access to HRTWS, although it can do so gradually. It is important to ensure that where infrastructure is run, access is fully met, so that public resources are used effectively. It is hoped that this research will contribute to the deepening of this theme, providing indicative information on HRTWS in schools and can serve as support for the analysis of the access of HRTWS in these spaces and referrals for the improvement and implementation of public policies related to these rights.
Keywords in Portuguese
BanheirosDireitos Humanos
DHAES
Higiene
Educação
Empoderamento
Escola
Gênero
Gestão Menstrual
Saúde
WASH
Keywords
ToiletsHuman Rights
HRTWS
Hygiene
Education
Empowerment
School
Gender
Menstrual management
Health
Share