Advisor | Dias, Iêda Maria Ávila Vargas | |
Author | Costa, Lorena Silva | |
Access date | 2021-10-28T23:23:14Z | |
Available date | 2021-10-28T23:23:14Z | |
Document date | 2019 | |
Citation | COSTA, Lorena Silva. Atenção à saúde do escolar no Instituto Federal de Brasília: desafios para a consolidação de políticas intersetoriais. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas em Saúde)—Escola Fiocruz de Governo, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2019. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49595 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho aborda o estudo de caso da análise de implementação da atenção à saúde prevista na política de assistência estudantil no âmbito do IFB a partir da percepção dos gestores quanto as intervenções em saúde ofertados ao aluno. Resultado de dissertação de mestrado em Política Pública de Saúde, tendo, na pesquisa documental e questionários semi-estruturados aplicados à gestão via formulário eletrônico, a intenção de conhecer as concepções de saúde, os desafios vivenciados na rotina de trabalho e as estratégias de intervenção. A análise de discurso foi utilizada para análise de dados e foi observado que a atenção à saúde é descrita em duas categorias: saúde mental e determinação social. Os determinantes sociais da saúde são acompanhados mediante editais temáticos de forma transversal através do recurso do PNAES, como o apoio à alimentação saudável, combate às vulnerabilidades sociais e incentivo ao lazer e ao esporte. Já aspectos de saúde mental são desenvolvidos no trabalho das equipes especializadas, tanto no acompanhamento quando na orientação dada à escola nos espaços institucionais, não havendo destinação de recurso específico para esse fim. Na pesquisa realizada não foram encontradas estratégias de mapeamento de aspectos de saúde que impactam na permanência dos alunos, nem articulações e monitoramento das parcerias intersetoriais, reforçando uma concepção ambulatorial de ações em saúde na escola. Cabe o desafio de construir instrumentos de diagnóstico institucional e mapeamento das necessidades em saúde da comunidade escolar, de forma periódica e que possa servir para justificar ações institucionais e comparar os resultados obtidos após as intervenções e construção de uma política de acompanhamento em saúde, que considere as necessidades encontradas no diagnóstico institucional bem como a articulação necessária com os serviços externos de saúde | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Assistência estudantil | pt_BR |
Subject in Portuguese | Política pública | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde mental | pt_BR |
Subject in Portuguese | Intersetorialidade | pt_BR |
Title | Atenção à saúde do escolar no Instituto Federal de Brasília: desafios para a consolidação de políticas intersetoriais | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2019-04-22 | |
Departament | Escola de Governo Fiocruz Brasília | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasília | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Brasília/DF | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde | pt_BR |
Abstract | This paper deals with the case study of the health care implementation analysis foreseen in the IFB student assistance policy based on the managers' perception of the health interventions offered to the student. Outcome of master's thesis in Public Health Policy, having in documentary research and semi-structured questionnaires applied to the management via electronic form, the intention to know the conceptions of health, the challenges experienced in the routine of work and the strategies of intervention. Discourse analysis was used for data analysis and it was observed that health care is described in two categories: mental health and social determination. The social determinants of health are accompanied by thematic edicts in a transversal way through the PNAES resource, such as support for healthy eating, combating social vulnerabilities and encouraging leisure and sports. Already aspects of mental health are developed in the work of the specialized teams, both in the monitoring and in the orientation given to the school in the institutional spaces, and there is no specific resource allocation for this purpose. The research carried out did not find strategies for mapping health aspects that impact students' permanence, nor articulations and monitoring of intersectoral partnerships, reinforcing an outpatient conception of health actions in the school. The challenge is to construct instruments for the institutional diagnosis and mapping of the health needs of the school community, on a regular basis and that can serve to justify institutional actions and compare the results obtained after the interventions and construction of a health monitoring policy, which considers the needs found in the institutional diagnosis as well as the necessary articulation with the external health services | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Subject | Student assistance | pt_BR |
Subject | Public policy | pt_BR |
Subject | Mental health | pt_BR |
Subject | Intersectionality | pt_BR |
Member of the board | Dias, Iêda Maria Ávila Vargas | |
Member of the board | Severo, Denise Osório | |
Member of the board | Severo, Fernanda Maria Duarte | |
DeCS | Atenção à Saúde | pt_BR |
DeCS | Colaboração Intersetorial | pt_BR |
DeCS | Estudantes | pt_BR |
DeCS | Serviços de Saúde para Estudantes | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |