Autor | Padrão, Maria Regina Araújo de Vasconcelos | |
Autor | Tomasini, Ana Júlia | |
Autor | Romero, Maria Laura Alves de Moura | |
Autor | Silva, Douglas | |
Autor | Cavaca, Aline Guio | |
Autor | Köptcke, Luciana Sepúlveda | |
Data de acesso | 2021-10-29T20:16:10Z | |
Data de disponibilização | 2021-10-29T20:16:10Z | |
Data do publicação | 2021 | |
Citação | PADRÃO, Maria Regina Araújo de Vasconcelos et al. Educação entre pares: protagonismo juvenil na abordagem preventiva de álcool e outras drogas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 7, p. 2759-2768, jul. 2021. | pt_BR |
ISSN | 1678-4561 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49608 | |
Resumo | O artigo objetiva descrever a experiência do curso Saúde e Segurança na Escola, que formou jovens para a multiplicação de saberes na prevenção de álcool e outras drogas, por meio da metodologia da educação entre pares. O curso teve a participação de 60 jovens do Ensino Médio, entre 15 e 19 anos, de oito escolas da rede pública do Distrito Federal. A atividade foi estruturada em oito módulos, sendo um encontro de debate de conteúdo; um segundo momento de atuação em campo nas escolas, em que os educandos fizeram a formação/multiplicação com seus colegas; e, por fim, um novo encontro para a devolutiva dos educandos a respeito da experiência no campo. Todas as atividades foram registradas em diários de campo, fotografias e relatórios, subsidiando o presente relato de experiência. Ao final, foi realizado um fórum de estudantes, no qual os jovens apresentaram os projetos a serem desenvolvidos nas escolas. A experiência de educação entre pares permitiu o protagonismo juvenil em sua comunidade escolar e em seu território, valorizando a troca entre pessoas com experiências semelhantes. Assim, viabilizou a elaboração de estratégias críticas e artisticamente potentes para ações de caráter preventivo direcionadas a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, fomentando a promoção da saúde no ambiente escolar. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Associação Brasileira de Saúde Coletiva | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
MeSH | Health Education | pt_BR |
MeSH | Illicit Drugs | pt_BR |
Palavras-chave | Educação em saúde | pt_BR |
Palavras-chave | Adolescentes | pt_BR |
Palavras-chave | Drogas ilícitas | pt_BR |
Palavras-chave | Alcoolismo | pt_BR |
Título | Educação entre pares: protagonismo juvenil na abordagem preventiva de álcool e outras drogas | pt_BR |
Título alternativo | Peer education: youth protagonism in a preventive approach to alcohol and other drugs | pt_BR |
Tipo do documento | Article | pt_BR |
DOI | 10.1590/1413-81232021267.07322021 | |
Resumo em Inglês | This article describes the experience of the course in Health and Safety at School, which prepared young people to spread knowledge on prevention of alcohol and other drugs, using the peer education methodology. The participants were sixty 15 to 19 year-old upper secondary school students from 8 public schools in the Federal District. The activity was structured into 8 modules, with each module consisting of a meeting to discuss content, followed by field work at the schools, where students trained their colleagues and passed on information to them; and, lastly, a further meeting for the students to give feedback on their experience in the field. All activities were recorded in field diaries, photographs, and reports, providing input to this experience report. Finally, a student forum was held at which the young people presented projects to be carried out at the schools. The peer education experience enabled the young people to take the lead in their school community and territory, and acknowledged the value of sharing among people with similar experiences. It thus favoured the development of critical, artistically potent strategies for preventive action directed to adolescents in situations of social vulnerability and fostered health promotion in the school. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Bioética. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Health education | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Adolescent | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Illicit drugs | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Alcoholism | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Proteção da Criança | pt_BR |
DeCS | Drogas Ilícitas | pt_BR |
DeCS | Adolescentes | pt_BR |
DeCS | Alcoolismo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |