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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49675
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
Metadata
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JUVENTUDE, USO DE ÁLCOOL E VIOLÊNCIA EM UM CONTEXTO INDÍGENA EM TRANSFORMAÇÃO
Juventude
Condições de vida
Consumo de álcool
Violência
Mudança cultural
Youth
Life’s conditions
Alcohol consumption
Violence
Cultural change
Souza, Maximiliano Loiola Ponte de | Date Issued:
2009
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Iauaretê é uma populosa, multi-étnica e urbanizada localidade indígena situada no Alto Rio Negro. Suas lideranças têm expressado preocupações com a violência, em particular com as briga dos jovens, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Buscou-se investigar os diferentes modos de construção da juventude, analisando as relações entre o uso de álcool e violência, priorizando a compreensão do ponto de vista nativo. Realizou-se uma pesquisa etnográfica de seis meses de duração, tendo a observação participante como técnica principal de pesquisa. Partindo da teoria da construção da pessoa no contexto ameríndio, se reconstruiu, a partir de histórias míticas, um ciclo vital, no qual se pôde acessar a importância dos rituais de passagem, atualmente de desuso, e a introdução da escola formal, de modelo ocidental, como pontos de ancoragem para compreensão da juventude. Articulando referencias teórico-metodológicos da antropologia e da saúde coletiva, se propôs um modelo culturalmente adaptado para compreender a relação entre o uso problemático de bebidas alcoólicas por jovens indígenas e o contexto social. Utilizando teorias sobre o parentesco ameríndio e sobre as guerras tribais, evidencia-se que as brigas entre os jovens, fazem parte de complexos mecanismos que operam no
sentido manter diferenças e produzir semelhanças, necessários para convivência no ambiente transformado de Iauaretê. Diferentemente do senso comum, inclusive local, defende-se que tais aspectos não se configuram como resultante de um sistema cultural deteriorado combalido e perdido. Alternativamente, é essa dinâmica cultura que cria condições de possibilidade para configuração destas representações e práticas, mesmo que para isso se pague um preço, na medida em que os mecanismos tradicionais de coibição de excessos não operaram plenamente na urbanizada Iauaretê.
Abstract
Iauaretê is a populous, multi-ethnic and urbanized indigenous place located in Upper Rio Negro. Their leaderships have been expressing concerns with the violence, particularly with youths' fights, under the effect of alcoholic drinks. It was looked for to investigate the different manners of the youth's construction, analyzing the relationships between the use of alcohol and violence, prioritizing the understanding of the native point of view. It was done an ethnographic research, tends the participant observation as main technique of research. Leaving of the theory of the person's construction in the amerindian context, it was rebuilt, starting from mythical histories, a vital cycle, in which could access the importance of the rituals of passage, now in disuse, and the introduction of the formal school, in occidental model, as anchorage points for the youth's understanding. Articulating theoretical-methodological references of the anthropology and of the collective health, intended a culturally adapted model to understand the relationship among the problematic use of alcohol for indigenous youths and the social context. Using theories about the amerindian relationship and about the tribal wars, it is evidenced that the fights among the youths, do part of complex mechanisms that operate in the sense to maintain differences and to produce similarities, necessary for coexistence in the transformed atmosphere of Iauaretê. Differently of the common sense, besides place, defends that such aspects are not configured as resulting from a spoiled cultural system. Alternatively, it is that dynamics culture that creates possibility conditions for configuration of these representations and practices, even if for that to pay a price, in the measure in that the traditional mechanisms of restraint of excesses didn't operate fully in the urbanized Iauaretê.
Keywords in Portuguese
Índios sul-americanosJuventude
Condições de vida
Consumo de álcool
Violência
Mudança cultural
Keywords
South American IndiansYouth
Life’s conditions
Alcohol consumption
Violence
Cultural change
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