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DRIBLANDO A VIOLÊNCIA ATRAVÉS DO ESPORTE: TENSÕES NA ABORDAGEM DE GÊNERO COM JOVENS DE UM PROJETO SOCIAL
Regatear la violencia a través del deporte: tensiones en el enfoque de género con jóvenes de un proyecto social
Alternative title
Dribbling violence through sport: tensions in the gender approach with young people from a social projectRegatear la violencia a través del deporte: tensiones en el enfoque de género con jóvenes de un proyecto social
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Grupo de Pesquisa Relações de Gênero da Educação Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Brasileiro de Medicina da Reabilitação – IBMR. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – CLAVES. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Brasileiro de Medicina da Reabilitação – IBMR. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo tem por objetivo descrever e analisar, à luz da pedagogia freireana, algumas tensões identificadas na abordagem das questões de gênero e violência por um projeto social no Rio de Janeiro. Ao longo da pesquisa de campo, verificou-se a dificuldade de aprofundamento dos temas, centrais à proposta, identificando-se um descompasso entre o formato de educação “bancária” adotado pela instituição responsável e a característica problematizadora e libertadora da abordagem teoricamente proposta sobre equidade de gênero e construção de masculinidades não violentas e mais inclusivas.
Abstract
This article aims to describe and analyze, in the light of Freirean pedagogy, some tensions identified in the approach to gender and violence issues by a social project in Rio de Janeiro. Throughout the field research, the difficulty of deepening the themes, supposedly central to the proposal, was noted, identifying a mismatch between the “banking” education format adopted by the responsible institution and the problematizing and liberating characteristic of the theoretically proposed approach on gender equity and the construction of non-violent and more inclusive masculinities.
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Este artículo pretende describir y analizar, a la luz de la pedagogía freireana, algunas tensiones identificadas en el abordaje de las cuestiones de género y violencia por un proyecto social en Río de Janeiro. A lo largo de la investigación de campo, se observó una dificultad para profundizar en los temas supuestamente centrales de la propuesta, identificando un desajuste entre el formato educativo “bancario” adoptado por la institución responsable y la característica problematizadora y liberadora del enfoque teóricamente propuesto para la equidad de género y la construcción de masculinidades no violentas y más inclusivas.
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