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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50251
PERFIL DAS MULHERES ENVOLVIDAS EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO ENTRE PARES SOBRE CÂNCER DE MAMA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Estabelecer o perfil de mulheres que vivenciaram o diagnóstico do câncer de mama (CM) voluntárias num curso de qualificação para educadoras de pares (CQ-EP) sobre esta patologia. Métodos: O CQ-EP é parte da tese da primeira autora e compõe o projeto “Entre Elas” que atua na construção de conhecimentos sobre CM por mulheres que vivenciaram este diagnóstico, para que atuem como multiplicadoras em ações de educação em saúde na prevenção do CM. O projeto “Entre Elas” é um desdobramento do projeto “Plataforma de Saberes: envolvimento e participação da comunidade em ações inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimentos”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz. Das 20 mulheres convidadas para o CQ-EP, 12 mulheres aceitaram participar do CQ-EP. Após o aceite realizou-se entrevista e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados: Das 12 participantes do curso 8 (67%) tinham idade entre 60 e 70 anos ou mais, todas residiam no município de Nova Iguaçu/Rio de Janeiro, 10 (83%) se declararam como não-brancas, em relação ao status marital 4 (33%) eram casadas; 7 (58%) separada/divorciada/viúva, apenas 1 (8%) solteira, 9 (75%) tem pelo menos 9 anos de instrução, e 11 (92%) realizam tratamento pelo SUS. Conclusão: A educação entre pares reforça a importância de valorizar os saberes e os conhecimentos de cada pessoa na construção de um conhecimento coletivo ampliado contribuindo para a importância da prevenção do câncer de mama e do alerta quanto aos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce.
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