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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50294
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
11 Cidades e comunidades sustentáveisCollections
Metadata
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DA ASSISTÊNCIA AOS EXPOSTOS A PATRIMÔNIO: A TRAJETÓRIA DA CASA DE CARIDADE DE CABO FRIO EM EXPOSIÇÃO
Macedo, Nicole de Souza Santos | Date Issued:
2021
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A cidade de Cabo Frio, apesar do tombamento paisagístico conferido pelo IPHAN e de seu papel relevante na história fluminense, identifica-se mais como balneário que com representações identitárias diretamente vinculadas aos aspectos históricos. A antiga Casa de Caridade, localizada na principal avenida do centro urbano, exerce há mais de trinta anos a função de centro cultural e museu de artes plásticas. A despeito do edifício ser um marco na paisagem e um bem tombado na esfera estadual, a narrativa de seu espaço museal pouco fala de seu uso original. O presente trabalho se propõe a analisar as seleções realizadas pelos institutos de proteção, fundamentadas em práticas consolidadas de consagração da arquitetura a partir de valores estéticos. Além disso, realiza pesquisa histórica sobre a Casa de Caridade de Cabo Frio, de modo a compreender os processos de construção e funcionamento deste estabelecimento na assistência aos expostos e enfermos, bem como suas especificidades. A proposta de exposição física para o atual Museu e Casa de Cultura José de Dome, na qualidade de produto técnico científico, objetiva valorizar este bem cultural a partir da restituição de sua historicidade, considerando que o conhecimento sobre o uso original do edifício, assim como de sua relação com a cidade, favorece uma apropriação ativa, por parte da população, de seu patrimônio. Ademais, investigar os processos que conformaram o Charitas tal qual hoje se apresenta é, também, lançar luz sobre o centro urbano cabo-friense e sua relação com a memória e a identidade da cidade.
Abstract
The city of Cabo Frio, regardless of the historical landmark status conferred by the National Institute of Historic and Artistic Heritage (IPHAN) and its relevant role in the Rio de Janeiro State’s history, identifies itself more as a seaside resort rather than with identity representations directly linked to historical aspects. The former House of Charity (Casa de Caridade), located in the main avenue of its urban downtown, for over thirty years has performed the role of a cultural center and a plastic arts museum. In despite of the building’s landmark status in the city’s landscape and its state listed condition, the narrative in its museum space barely mentions its original usage. The present work proposes to analyze the selections made by the Brazilian heritage protection institutes, grounded in consolidated practice of architectural acclaim based on aesthetic values. In addition, realizes a historical research regarding the House of Charity of Cabo Frio, in order to comprehend the construction and functioning processes of this establishment in aiding the exposed and the patient, as well as its specificities. The proposal of a physical exhibition for the current Museum and Cultural Center José de Dome, in its quality of technical and scientifical product, aims to enhance this cultural asset by restituting its historicity, considering that the knowledge about the building’s original use, as well as its relation with the city, favors an active appropriation, by the population, of its heritage. Furthermore, to investigate the processes that formed the Charitas into the way it presents itself today is, also, shedding light over the urban downtown of Cabo Frio and its relation with memory and the city’s identity.
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