Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50592
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
Metadata
Show full item record
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E GÊNERO: O OLHAR DE JOVENS MULHERES PARA A TEMÁTICA MULHERES NAS CIÊNCIAS EM VLOGS
Estudos de Gênero
Estudos de Recepção
Mulheres na Ciência
YouTube
ScienceVlogs Brasil
Gender Studies
Reception Studies
Women in Science
YouTube
ScienceVlogs Brasil
Fontanetto, Renata Maria Borges | Date Issued:
2021
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo tem como objetivo analisar como vídeos de divulgação científica no YouTube estimulam o debate sobre o tema mulheres nas ciências entre jovens de ensino médio de escolas públicas. Utilizamos um formulário on-line para coletar dados sociodemográficos das jovens participantes, bem como o uso que elas fazem de algumas redes sociais. Depois, realizamos três grupos focais pelo WhatsApp para perceber como as jovens atribuíam sentido aos materiais de estímulo, retirados de dois vídeos do selo nacional ScienceVlogs Brasil (SVBr). O SVBr reúne, atualmente, 60 canais de divulgadores científicos, mas apenas quatro são inteiramente comandados por mulheres. Para fundamentar o estudo, trouxemos aportes teóricos da divulgação científica, estudos de gênero e estudos de recepção. Nossos dados contribuem para o horizonte das pesquisas de divulgação científica em interseção com a internet, apontando para a realidade que as novas mídias impõem. Os dados indicam que os vídeos conseguiram estimular debates sobre mercado de trabalho para mulheres, representatividade feminina, dificuldades e obstáculos na sociedade, sexismo, racismo, entre outros temas. A divulgação científica no YouTube e os canais do SVBr parecem não fazer parte do dia a dia das jovens, mas nossos dados não nos permitem afirmar em que medida elas consomem divulgação científica na plataforma. As jovens trouxeram experiências do dia a dia, citaram vídeos do YouTube, podcasts, novela e filmes, o que demonstra que elas se utilizaram de um vasto repertório cultural para atribuir sentido aos vídeos. As universidades públicas foram citadas e se mostraram importantes para conhecer opções de carreira. No geral, elas querem cursar áreas nos campos das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas que, historicamente, recebem mais mulheres. Nossas experiências com grupos focais pelo WhatsApp também podem ajudar futuros pesquisadores que queiram aplicar essa técnica metodológica.
Abstract
This study aims to analyze how science communication videos on YouTube stimulate the debate on the topic of women in science among high school students of public schools. We used an online form to collect sociodemographic data from the young participants, as well as their use of some social networks. Then, we conducted three focus groups via WhatsApp to understand how the young women attributed meaning to the stimulus materials, taken from two videos of ScienceVlogs Brasil (SVBr). SVBr currently brings together 60 vlogs of science communicators, but only four are entirely run by women. To support the study, we brought theoretical contributions from science communication field, gender studies, and reception studies. Our data contribute to the horizon of research for science communication in intersection with the internet, pointing to the reality that new media impose. The data indicate that the videos managed to stimulate debates about the labor market for women, female representation, difficulties and obstacles in society, sexism, racism, among other topics. Science communication on YouTube and SVBr channels do not seem to be part of the daily lives of the young participants, but our data do not allow us to state to what extent they consume science communication on the platform. The young women brought day-to-day experiences, cited YouTube videos, podcasts, soap operas and movies, which shows that they used a vast cultural repertoire to make sense of the videos. Public universities were cited and proved to be important for learning about career options. In general, they want to study areas in the fields of Health Sciences, Biological Sciences, Applied Social Sciences and Human Sciences that, historically, receive more women. Our experiences with focus groups via WhatsApp can also help future researchers who want to apply this methodological technique.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaEstudos de Gênero
Estudos de Recepção
Mulheres na Ciência
YouTube
ScienceVlogs Brasil
Keywords
Science CommunicationGender Studies
Reception Studies
Women in Science
YouTube
ScienceVlogs Brasil
Share