Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50595
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
"A PRESERVAÇÃO NÃO É SÓ DEIXAR GUARDADO": UMA ANÁLISE DOS SENTIDOS DA CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA RESERVA TÉCNICA VISITÁVEL DO MAE-USP
Educação Museal
Reserva Técnica
Objetos Musealizados
Públicos de Museu
Oliveira, Mayara Manhães de | Date Issued:
2021
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com interesse em conhecer os potenciais da aproximação entre objetos musealizados, profissionais de museus e visitantes no âmbito das reservas técnicas, realizamos uma pesquisa com intuito de compreender a proposta da Reserva Técnica Visitável (RTV) do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo, a partir da análise da produção e negociação de sentidos entre os profissionais envolvidos no processo. Traçamos como objetivos específicos: 1) discutir o papel social e educativo dos museus e problematizar o acesso público aos acervos, especificamente aqueles em reservas técnicas; 2) identificar os princípios e discursos que fundamentaram a concepção e o desenvolvimento da RTV do MAE, assim como sua proposta educativa; 3) analisar como as perspectivas dos profissionais do MAE em relação aos visitantes foram incorporadas na realização do projeto e das visitas e 4) refletir sobre o potencial do acesso público às reservas técnicas para a educação museal e a divulgação da ciência. Buscamos perspectivas teóricas e definições conceituais dos campos da museologia, educação museal e divulgação da ciência. Tal estudo, de natureza qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a abordagem sócio-histórica para estudos da linguagem de Bakhtin e o Círculo. Para a produção de dados, procedemos com levantamento documental e realização de entrevistas com sujeitos que se envolveram no processo. A análise dos enunciados nos permitiu identificar as esferas de atividade as quais estes sujeitos se vinculam (científica, universitária, de museus universitários, de educação e divulgação da ciência), assim como diversos grupos de interlocutores que influenciam os discursos. Estão presentes vozes sociais relacionadas ao papel social e educativo dos museus, à preservação dos objetos musealizados, à organização institucional do MAE, à reflexão crítica sobre aspectos sociais, ao valor afetivo e estético atrelado aos artefatos e seus contextos. A pesquisa possibilitou compreender que a RTV cumpre com um papel relevante de divulgar a atuação do MAE na tríade universitária e no processo curatorial de bens musealizados voltada para os diferentes públicos, importantes interlocutores desde a formação do Museu e para quem as ações educativas são endereçadas. Existe abertura para repensar as escolhas realizadas no momento de concepção com base na própria dinâmica do Museu com seus visitantes, o que atualiza os discursos da RTV e da própria instituição.
Abstract
With an interest in knowing the potentials of approximation between collections, professionals and visitors at museum storages, we conducted a research in order to understand the proposal of the Reserva Técnica Visitável (RTV), of the Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) at Universidade de São Paulo, from the analysis of the production and negotiation of meanings among the professionals involved in the process. We set out as specific objectives: 1) to discuss the social and educational role of museums and problematize public access to collections, specifically those in storages; 2) identify the principles and discourses that underlie the conception and development of MAE's RTV, as well as its educational proposal; 3) to analyze how the perspectives of MAE professionals in relation to visitors were incorporated into the realization of the project and visits and 4) to reflect on the potential of public access to storages for museum education and the science communication. We seek theoretical perspectives and conceptual definitions in the fields of museology, museum education and science communication. This qualitative study was based on socio-historical approach of Bakhtin and The Circle\2019s language studies. For the data production, we proceeded with document search and interviews with subjects who were involved in the process. The analysis of the enunciations allowed us to identify the spheres of activity to which these subjects are linked (scientific, university, university museums, museum education and science communication), as well as several groups of interlocutors that influenced the discourses. There are social voices related to the social and educational role of museums, the preservation of museum objects, the institutional organization of MAE, critical reflection on social aspects, the affective and aesthetic values linked to artifacts and their contexts. The research made it possible to understand that RTV fulfills a relevant function of disseminating the MAE's role in the university triad and in the curatorial process of collections aimed at different audiences, important interlocutors since the formation of this Museum and to whom educational actions are addressed. There is an opening to rethink the choices made at the moment of conception based on the Museum's own dynamics with its visitors, which updates the discourses of RTV and the institution itself.
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaEducação Museal
Reserva Técnica
Objetos Musealizados
Públicos de Museu
Share