Advisor | Slama, Jules Ghislain | |
Author | Gama, Ana Paula | |
Access date | 2022-01-11T15:02:11Z | |
Available date | 2022-01-11T15:02:11Z | |
Document date | 2012 | |
Citation | GAMA, Ana Paula. Avaliação do Impacto Sonoro do Tráfego de Helicópteros em Áreas Urbana. 2012. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Programa de Engenharia Mecânica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50729 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho apresenta uma nova abordagem para a avaliação do impacto sonoro do tráfego de helicópteros em áreas urbanas, com base no mapeamento de ruído em receptores críticos e análise de dados através de um Sistema de Informações Geográficas . Considerando as diferenças operacionais desta modalidade de transporte, a metodologia foi desenvolvida para lidar com a interação de dados de diversas naturezas, tais como, aqueles obtidos nas simulações acústicas em diferentes métricas (DNL, LAeqD, LAeqN,LAeq,1h, SEL, TALA), e parâmetros de controle de ruído aeronáutico estabelecidos pela ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) . Esta metodologia, concebida visando atender as vertentes da Abordagem Equilibrada (controle de ruído na fonte, na gestão de uso do solo, nos procedimentos e restrições operacionais), permite caracterizar globalmente as áreas vizinhas do aeródromo do ponto de vista da poluição sonora, e permite analisar os dados individuais dos receptores críticos estudados ao nível de qualidade acústica das fachadas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Controle de ruído aeroportuário | pt_BR |
Subject in Portuguese | Helicópteros | pt_BR |
Subject in Portuguese | Abordagem Equilibrada | pt_BR |
Subject in Portuguese | Acústica Ambiental | pt_BR |
Title | Avaliação do impacto sonoro no trafego de helicópteros em áreas urbanas | pt_BR |
Type | Thesis | |
Defense date | 2012-10 | |
Departament | Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
Defense Institution | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Place of Defense | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Program | Programa de pós-graduação e pesquisa de Engenharia | pt_BR |
Abstract | This paper presents a new approach for evaluation the noise impact of helicopter traffic in urban areas, based on the noise mapping of critical receptors and analysis of data via a Geographical Information System. Considering the operational differences of this mode of transport, the methodology was developed to deal with the interaction of various types of data such as those obtained in the simulations in different acoustic metrics (DNL, LAeqD, LAeqN,LAeq,1h, SEL, TALA), and aircraft noise control parameters set out by ICAO - International Civil Aviation Organization. This methodology, designed to meet the concepts of Balanced Approach (noise control at source, in the management of land use, procedures and operational restrictions),
allows characterize the noise pollution in the in the surrounding areas, and at the same time, allows to analyze individual data of critical receptors at the level of acoustic quality of the facades. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Presidência. Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Coordenação Geral de Pessoas. Coordenação de Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Mansur, Webe João | |
Member of the board | Pinto, Fernando Augusto de Noronha Castro | |
Member of the board | Dutra, Max Suell | |
Member of the board | Lenzi, Arcanjo | |