Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50895
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12481]
Metadata
Show full item record
PROMOÇÃO DA SAÚDE E TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA: POR UMA VISÃO HOLÍSTICA SOBRE O CUIDADO EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS
Alternative title
Health promotion and integrative community therapy: for a holistic view of health care from the perspective of educational resourcesAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Identificar os pontos de convergência entre a promoção da
saúde e a TCI através do emprego das técnicas de análise documental descritiva e
análise textual discursiva (ATD) aos recursos educacionais empregados na prática
de formação dos terapeutas comunitários. METODOLOGIA: Trata-se de uma
pesquisa qualitativa na qual utilizamos as técnicas Análise Documental Descritiva
(ADD) e Análise Textual Discursiva (ATD). RESULTADOS: Apontaram que os
materiais repercutem sobre a coparticipação da comunidade para a efetivação das
ações de promoção da saúde, valorizando-se os saberes populares e científicos;
encorajamento da construção de redes de apoio social e a intersetorialidade nos
territórios evidenciaram-se como estratégias para a consolidação da TCI no cuidado
a saúde mental; concepções holística, transdisciplinar e transcultural norteiam a
compreensão sobre o processo saúde doença, orientando o pensar e agir dos
profissionais de saúde. CONCLUSÃO: A TCI apresentou-se como prática de
aprendizagem coletiva mediada por partilhas e vivências teórico-práticas.
Consideramos que a os pressupostos teórico-metodológicos da TCI encontram-se
fortemente alinhados às discussões presentes no campo da promoção da saúde.
Torna-se fundamental uma constante atualização dos recursos educacionais em função das mudanças recorrentes no âmbito das políticas públicas e no contexto
sócio-histórico, cultural e econômico do país, visto que influenciam na atuação
profissional e, consequentemente, nas ações de saúde ofertadas à população.
Abstract
To identify the points of convergence between health
promotion and ICT through the use of techniques of descriptive document analysis
and textual discursive analysis (ATD) to the educational resources used in the
training of community therapists. METHODOLOGY: This is a qualitative research in
which we use the techniques Descriptive Document Analysis (ADD) and Textual
Discursive Analysis (ATD). RESULTS: They pointed out that the materials have an
impact on the co-participation of the community in order to carry out health promotion
actions, valuing popular and scientific knowledge; encouraging the construction of
social support networks and intersectoriality in the territories were highlighted as
strategies for the consolidation of ICT in mental health care; holistic, transdisciplinary
and cross-cultural conceptions guide the understanding of the health-disease
process, guiding the thinking and acting of health professionals. CONCLUSION: TCI
presented itself as a collective learning practice mediated by sharing and theoreticalpractical
experiences. We believe that the theoretical and methodological
assumptions of the TCI are strongly aligned with the discussions present in the field
of health promotion. It is essential to constantly update educational resources due to
recurring changes in the scope of public policies and in the socio-historical, cultural
and economic context of the country, since they influence professional performance
and, consequently, the health actions offered to the population.
Share