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Director | Cardoso, Letícia de Oliveira | |
Autor | Picosse, Adriana Rabelo de Sousa | |
Fecha de acceso | 2022-02-22T17:22:37Z | |
Fecha de disponibilización | 2022-02-22T17:22:37Z | |
Fecha de publicación | 2008 | |
Referencia | PICOSSE, Adriana Rabelo de Sousa. Educação alimentar e nutricional para adolescentes da rede pública de ensino de Vazante – MG. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição)—Diretoria Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2008. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51392 | |
Resumen en Portugués | Em função da alarmante inadequação das práticas alimentares observadas entre os adolescentes, torna-se necessária a adoção de estratégias educativas que enfatizem a redução do consumo de açúcares, gorduras e sódio, assim como os benefícios da adoção de uma dieta equilibrada, com o intuito de reduzir o risco e a prevalência de sobrepeso/obesidade. O presente projeto propôs-se a melhorar os conhecimentos sobre alimentação e nutrição entre a comunidade escolar das escolas públicas de ensino fundamental do município de Vazante – MG, através da inserção da educação nutricional como tema transversal nos parâmetros curriculares do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano; e capacitação de professores e merendeiras, a fim de que as últimas se integrem à equipe educativa nas atividades promotoras da alimentação saudável. Essa intervenção também tem como objetivo avaliar o estado nutricional dos escolares e restringir a comercialização de alimentos não saudáveis nas cantinas das escolas, substituindo-os por aqueles considerados mais saudáveis para os alunos. Além disso, tem o intuito de atrair pais de alunos e conselheiros do CAE para o ambiente escolar. Considerar todas as atividades escolares como educativas favorece a integração de todos os funcionários, escolares e familiares que atuam nesse ambiente. Funcionários melhor preparados conceitualmente e também mais sensibilizados quanto ao seu papel enquanto transformadores da realidade podem mostrar que o programa de alimentação escolar pode tornar-se um espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Derechos de autor | open access | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Alimentação escolar | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Hábitos alimentares | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação | pt_BR |
Palabras clave en Portugués | Saúde do Adolescente | pt_BR |
Título | Educação alimentar e nutricional para adolescentes da rede pública de ensino de Vazante - MG | pt_BR |
Tipo del documento | TCC | pt_BR |
Fecha de la defesa | 2008-07-23 | |
Instituición de defensa | Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília | |
Local de defensa | Brasília/DF | |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Resumen en Inglés | Due to the alarmingly inadequate dietary practices observed among adolescents, educational measures must be taken um order to emphasize the reduction in sugar, fat and sodium, and the benefits gained from following a balanced diet. The objective is to reduce the risk and prevalence of overweight/obesity. The objective of this study was to improve the nutrition knowledge of the school community in public schools in the municipality of Vazante – MG, through the insertion of nutrition education as a transversal subject in the curricular parameters for elementary schooling, 6th to 9th year students; training activities with teachers and school cafeteria staff members. This intervention also has as objective to evaluate the nutritional status of students, and to restrict the commercialization of junk foods, substituting them for those considered healthier for the students. Besides, the study has the objective of attracting students' parents and consultants of CAE for the school atmosphere. To consider all the school activities also as educational ones would Foster integration among students, teachers and other school workers, such as nutricionists and school cafeteria staff members. Employee better conceptually prepared and more sensitized in relation to the employee’s role and the school’s while transforming reality show that the program of school feeding can become a space of learning and knowledge production. | pt_BR |
Afiliación | Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil. | |
Palavras clave en Inglês | School feeding | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Food and nutritional education | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Food habits | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Programs andpolitics of feeding and nutrition | pt_BR |
Palavras clave en Inglês | Adolescent's health | pt_BR |
Miembros de la junta | Cardoso, Letícia de Oliveira | |
Miembros de la junta | Melamed, Clarice | |
Miembros de la junta | Silva, Martinho Braga Batista e | |
DeCS | Alimentação Escolar | pt_BR |
DeCS | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
DeCS | Comportamento Alimentar | pt_BR |
DeCS | Saúde do Adolescente | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 02 Fome zero e agricultura sustentável | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade |