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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51580
SEXUALIDADE EM CENA: O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE
Silva, Raissa Suelen da | Date Issued:
2019
Author
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A adolescência é um período de grandes transformações, com mudanças físicas e psicossociais, contudo parte destes indivíduos não detém de conhecimentos necessários para uma vida sexual segura. Estudos sobre a sexualidade humana têm recebido significativos avanços a cada dia, entretanto este tema ainda é impregnado de preconceitos e a escola representa um papel importante na formação do indivíduo, por ser o lugar onde o adolescente permanece o maior tempo de seu dia. No entanto, há uma deficiência na educação sexual nas principais instituições em que os adolescentes convivem. A promoção da saúde se faz, primordialmente, por meio da educação e promover saúde entre jovens abre espaço para discussões sobre sexo e sexualidade, onde essas mudanças poderão ser entendidas, consequentemente diminuir a ocorrência de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada nesta faixa etária. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a orientação sexual deve ser instituída como tema transversal nas disciplinas das instituições de educação básica, onde a escola é apontada pelo Ministério da Educação como um importante instrumento para veicular informação sobre formas de evitar gravidez e de se proteger de IST\2019s. A arte pode contribuir agregando saberes O teatro aplicado à educação possui o papel de mobilização de todas as capacidades criadoras e o aprimoramento da relação vital do indivíduo com o mundo contingente; as atividades dramáticas liberam a criatividade e humanizam o indivíduo pois o aluno é capaz de aplicar e integrar o conhecimento adquirido nas demais disciplinas da escola e, principalmente, na vida. Isso significa o desenvolvimento gradativo na área cognitiva e também afetiva do ser humano. Diante do exposto, o objetivo do presente estudo será analisar a peça teatral \201CO Rapaz da Rabeca e a moça Rebeca\201D como estratégia de sensibilização e promoção da saúde, tendo a divulgação científica como elemento que potencializa as informações. A arte, numa perspectiva histórica, pode ser identificada como uma ciência que vem percorrendo um longo caminho para ter seu reconhecimento institucional. Ao fazer e conhecer Arte como instrumento da prática pedagógica, o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo, segundo Ana Mae Barbosa (2010, p. 2) \201CA arte na educação afeta a invenção, inovação e difusão de novas ideias e tecnologias, encorajando um meio ambiente institucional inovado e inovador\201D. Esta peça se revelou como uma possível estratégia educativa, além de utilizar a arte, colaborando com a promoção da saúde
Abstract
Adolescence is a period of great transformation, with physical and psychosocial changes, but part of these individuals do not have knowledge necessary for a safe sex life. The promotion of the health is primarily through education and promoting health among young people opens space for discussions about sex and sexuality, where these changes can be understood, consequently to reduce the occurrence of sexually transmitted infections and unwanted pregnancy in this age group. Given the above, the aim of this study will be to analyze the play \201CO Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca\201D as a strategy of awareness and health promotion, with the scientific dissemination as an element that enhances information. This play was revealed as a possible educational strategy, besides using art, collaborating with health promotion
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