Author | Rieder, Arno | |
Access date | 2022-03-09T14:32:38Z | |
Available date | 2022-03-09T14:32:38Z | |
Document date | 2020 | |
Citation | RIEDER, Arno. O uso de plantas medicinais por professores em Mato Grosso, Brasil, no início do século XXI. Revista Fitos, Rio de janeiro, v. 15, Supl 1, p. 1-13, jan. 2022. | pt_BR |
ISSN | 1808-9569 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51643 | |
Description | A Revista Fitos é um periódico científico interdisciplinar, em acesso aberto, sem custos para autores e de difusão gratuita, com publicação em fluxo contínuo, organizado, gerenciado e editado pelo Centro de Inovação em Biodiversidade e Saúde (CIBS), do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz. Tendo a inovação em Biodiversidade e Saúde como escopo, o periódico publica artigos científicos inéditos e originais abordando a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação em Biodiversidade e Saúde e as inter-relações entre suas diversas dimensões. Os manuscritos deverão ser redigidos em português, inglês ou espanhol, do tipo: artigo de pesquisa, artigo de revisão, relato de experiência, comunicação breve, ensaio, perspectiva, resenha, carta e monografia de espécies da biodiversidade brasileira. Arno Rieder não possui vínculo com a Fiocruz. Link da revista: https://periodicos.fiocruz.br/pt-br/revista-fitos | pt_BR |
Abstract in Portuguese | Na era dos medicamentos sintéticos, os fitoterápicos estiveram discriminados. No final do século XX a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a estimular o uso de fitoterápicos como uma alternativa, em especial às populações carentes. A intensidade de uso de plantas medicinais pode estar condicionada a fatores sócio regionais no Brasil. Este estudo caracteriza a utilização de plantas medicinais por professores em Mato Grosso (MT), Brasil, no início do século XXI. O trabalho realizou-se com professores de escolas Estaduais e Municipais. Estes professores (796), no período do estudo (2000-2001), eram licenciandos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A pergunta básica efetuada, em formulário, foi: Usas plantas medicinais? As opções foram: não, raramente, normalmente e frequentemente. Dados característicos dos docentes foram coletados para verificação de influências. Constatou-se que 63,8% dos professores usavam plantas medicinais com intensidade normal ou frequente e; a naturalidade dos docentes indicou uso diferenciado; no meio rural, todos as utilizavam, mas no meio urbano alguns não (5,4%). Em conclusão, aproximadamente dois em cada três professores utilizavam plantas medicinais, e a intensidade de uso esteve influenciada significativamente (p<0,05), pelo ambiente residencial (rural ou urbano) e por variáveis socioculturais, como a naturalidade dos professores. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fundação Oswaldo Cruz. Farmanguinhos. Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde. | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Fitoterápicos | en_US |
Subject in Portuguese | Terapias alternativas | en_US |
Subject in Portuguese | Variáveis socioculturais e ambientais | en_US |
Subject in Portuguese | Saber popular | en_US |
Title | O uso de plantas medicinais por professores em Mato Grosso, Brasil, no início do século XXI | en_US |
Alternative title | The use of medicinal plants by teachers in Mato Grosso states, Brazil, at the beginning of the 21st century | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.32712/2446-4775.2022.1174 | |
Abstract | At the end of the twentieth century, the World Health Organization (WHO) began to encourage the use of herbal medicines as an alternative, especially to the poor. The intensity of use of medicinal plants may be conditioned to socio-regional factors in Brazil. The present study characterizes the use of medicinal plants by teachers in Mato Grosso-MT, Brazil, at the beginning of the 21st century. This was carried out with teachers from State and Municipal schools. These teachers (796), during the study period (2000-2001), were graduates from the State University of Mato Grosso-UNEMAT. The basic question asked, in form, was: Do you use medicinal plants? The options were: no, rarely, normally, and often. Personal and social data of teachers were collected to check for influences. Regarding the use of medicinal plants, 63.8% of teachers used them, at least with normal intensity and; the teachers naturalness indicated differentiated use; in rural areas, all used them, but in urban areas some did not (5.4%). In conclusion approximately two out of three teachers used medicinal plants, and the intensity of use was influenced, with a significant effect (p <0.05), by the residential environment (country or urban) and by socio-cultural variables, such as the teachers naturalness. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado de Mato Grosso. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas. Cáceres, MT, Brasil. | |
Subject | Phytotherapics. | en_US |
Subject | Alternative therapies. | en_US |
Subject | Socio-cultural and Environmental variables. | en_US |
Subject | Popular knowledge. | en_US |
e-ISSN | 2446-4775 | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |