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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5193
SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS COM A DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS: ASPECTOS DE VALIDADE E CONFIABILIDADE
Padrões de Prática Médica
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Infecções por HIV
Prescrições de Medicamentos
Planos e Programas de Saúde
Azeredo, Thiago Botelho | Date Issued:
2007
Alternative title
Patient satisfaction of users of the Brazilian STD / AIDS Program with pharmacy services: aspects of validity and reliabilityAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho pretendeu apreciar aspectos de validade e confiabilidade de uma
escala de satisfação de usuários com a dispensação de medicamentos. A escala foi
desenvolvida em um estudo nacional cujo objetivo era avaliar a dispensação de
medicamentos para pessoas vivendo com HIV (PVH). Foram revisados os principais
enfoques teóricos para compreensão da satisfação dos usuários e seu uso na avaliação
da qualidade de serviços de saúde. Importantes conceitos e abordagens ligadas à
validação de medidas foram também revistos. Os resultados foram apresentados na
forma de um artigo que trata da validade de constructo e da consistência interna, como
medida de confiabilidade, da escala. A validação de constructo foi realizada por meio
de análise fatorial, correlações item-escala corrigida e alguns testes de associação de
variáveis, seguindo hipóteses de associação relatadas na literatura, com diferentes
medidas de satisfação, e com constructos logicamente relacionados: intenção de
continuar recebendo medicamentos no mesmo local e estado de saúde auto-relatado.
A consistência interna das sub-escalas foi estimada pelo coeficiente alpha de
Cronbach. As dimensões relevantes (sub-escalas) que emergiram da escala de
satisfação foram: aspectos interpessoais, aspectos ligados à infra-estrutura, aspectos
de insatisfação, características dos medicamentos, disponibilidade de medicamentos e
acessibilidade geográfica. Encontramos uma relação adequada entre os resultados
observados e a construção teórica desenvolvida. Os resultados dos testes de
associação concordaram com os achados de outros estudos de satisfação dos usuários
descritos na literatura. As sub-escalas exibiram consistência interna moderada, o que
sugere adequações. Entretanto, a heterogeneidade dos conteúdos medidos pode ser
desejável. Concluímos que o instrumento é apropriado para ser aplicado em
populações semelhantes com características psicométricas adequadas, servindo para
aferir a avaliação dos usuários sobre os serviços recebidos e assim contribuir para
orientar melhorias nos serviços avaliados.
Abstract
The present work intended to evaluate aspects of validity and reliability of a user
satisfaction with pharmacy services scale. The scale was developed within a Brazilian
study that aimed to evaluate public pharmacy services attending people with HIV
(PWH). We revised the most relevant theoretical approaches for understanding user
satisfaction and its use in quality of health services evaluation. We also revised
important concepts and approaches concerning to validation and reliability of
measures. We show the results as an article about the construct validity and the
internal consistency, as a reliability estimate, of the user satisfaction instrument. In
order to study the construct validity, we used factor analysis, item-to-total correlations
and some tests of association of user satisfaction, defined by our measure, and
selected variables. The internal consistency of the instrument’s subscales was
estimated by Cronbach’s alpha. The relevant dimensions (subscales) that emerged
from the instrument were: interpersonal aspects; infrastructure related aspects;
medicine characteristics; medicines availability; and, geographical accessibility. We
have found an adequate fit between the observed results and the theoretical construct
developed. The association tests results were consistent with other patient satisfaction
studies. The subscales showed moderate internal consistency, which means that they
can be improved. However, low internal consistency means heterogeneity of contents
being measured, what can be desirable. We concluded that the instrument could be
used in similar populations with adequate psychometric properties; being useful to
determine user satisfaction with the pharmaceutical services they receive and so
contribute to guide service improvement.
DeCS
Satisfação do PacientePadrões de Prática Médica
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Infecções por HIV
Prescrições de Medicamentos
Planos e Programas de Saúde
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