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2023-12-31
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- COC - Artigos de Periódicos [1189]
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JOVENS ADULTOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DE UMA VISITA À EXPOSIÇÃO “GONDWANA: A TERRA EM MOVIMENTO” DO MUSEU DA GEODIVERSIDADE DA UFRJ
Alternative title
Young adults and science museums: A study on the experience of visiting the exhibition “Gondwana: a Terra em movimento” (“Gondwana: the Earth in Motion”) at the UFRJ Museu da Geodiversidade (Musuem of Geodiversity)Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Musa Iberoamericana Red de Museos y Centros de Ciencia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Musa Iberoamericana Red de Museos y Centros de Ciencia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo geral deste estudo de caso é investigar aspectos da experiência museal de
visitantes jovens adultos à exposição “Gondwana: a Terra em movimento” do Museu da
Geodiversidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como arcabouço teórico, utilizamos
os conceitos de experiência museal de Falk e Dierking. A coleta de dados incluiu entrevista
semiestruturada com 20 jovens adultos com idade entre 18 e 24 anos em visita espontânea à
referida exposição. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo. Os resultados
deste estudo sugerem que a maioria dos entrevistados teve uma experiência satisfatória ao
museu. O meio físico do museu mostrou-se efetivo em prover uma boa experiência museal que
cumpriu funções sociais, tais como: despertar interesse na ciência; contribuir para a formação
continuada dos cidadãos; prover um espaço para relaxar, aprender e socializar (aprofundando e
mantendo laços sociais); valorizar as geociências e a universidade pública. Quase todos os
entrevistados (18) afirmaram ter tido ganhos em aprendizado. O principal resultado é o que
chamamos de fator universitário: trata-se de uma característica presente tanto no Museu da
Geodiversidade (pois ele é universitário), quanto nos entrevistados (todos possuem conexão,
indireta ou direta, com o meio universitário). Essa característica teve proeminência nas
experiências museais dos entrevistados no que concerne às motivações, aos ganhos e aos
sentidos atribuídos à visita deles.
Abstract
This case study’s main objective is to investigate some aspects of young adults’
museum experiences in the “Gondwana: The Earth in Movement” exhibition at the Geodiversity
Museum from the Federal University of Rio de Janeiro. We used as a theoretical frame Falk and
Dierking’s museum experience concepts. We collected data using semi-structured interviews with
20 young visitors aged between 18 to 24 during a free visit to this exhibition. The results suggest
most of the visitors had a satisfying experience. There is evidence that the physical museum
environment provided these visitors with a place to relax, learn and socialize (strengthening and
maintaining social bonds), but also allowed a gain of interest in science; contributed to lifelong learning and an increase in the appreciation of the geosciences and of the public university, etc.
Nearly all interviewees (18) acknowledged having learning gains. Notwithstanding, the main
finding of this study is what we call the “university factor”. It is a characteristic of the Geodiversity
Museum (since it is a university museum) and the interviewees (all of them having direct or indirect
connections to the university milieu). This factor was a leading characteristic amongst the
interviewees regarding their visit motivations, gains and meaning-making processes.
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