Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52288
Type
PeriodicalCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
09 Indústria, inovação e infraestruturaCollections
Metadata
Show full item record
SAÚDE AMANHÃ: TEXTOS PARA DISCUSSÃO 25: FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS E ESTRATÉGIAS NACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO
Marina Szapiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi convidada pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Szapiro, Marina | Date Issued:
2017
Author
Responsible institution
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Economia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A questão central desta nota técnica está associada à forma pela qual os países definem as fronteiras tecnológicas que os seus sistemas nacionais de inovação devem buscar desenvolver. O ponto de partida é a percepção de que o direcionamento dos avanços da tecnologia resulta de decisões realizadas no âmbito das políticas nacionais que, no caso dos países analisados nesta nota técnica, estão atreladas ao projeto nacional de desenvolvimento. Este ponto de partida se opõe à visão predominante na sociedade atual de que as fronteiras sobre as quais avança o progresso tecnológico são neutras, isto é, ocorrem de forma autônoma em relação à sua inserção no espaço econômico e social e ao contexto geopolítico.
Publisher
Fiocruz/ Presidência
Citation
SZAPIRO, Marina. Fronteiras Tecnológicas e estratégias Nacionais de desenvolvimento: análise de experiências internacionais. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2017. 20 p. (Série Saúde Amanhã). Textos para Discussão 25.Notes
Publicação cujo objetivo é divulgar resultados de estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto Saúde Amanhã, disseminando informações sobre a prospecção estratégica em saúde, em um horizonte móvel de 20 anos. Busca, ainda, estabelecer um espaço para discussões e debates entre os profissionais especializados e instituições do setor. As opiniões emitidas nesta publicação são de exclusiva e de inteira responsabilidade do autor, não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista da Fiocruz/MS. O projeto Saúde Amanhã é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no contexto da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”/Fiocruz. É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.Marina Szapiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi convidada pela Fiocruz, para autoria e desenvolvimento do conteúdo do trabalho.
Share