Orientador | Köptcke, Luciana Sepúlveda | |
Autor | Espírito Santo, Kátia Soraia do | |
Autor | Maciel, Michele Raquel Ferreira | |
Autor | Silva, Solange da | |
Data de acesso | 2022-04-18T17:47:17Z | |
Data de disponibilização | 2022-04-18T17:47:17Z | |
Data do publicação | 2018 | |
Citação | ESPÍRITO SANTO, Kátia Soraia do; MACIEL, Michele Raquel Ferreira; SILVA, Solange da. Construção de tecnologias participativas no Programa Saúde na Escola 2017. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Coletiva)—Escola Fiocruz de Governo, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2018. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52328 | |
Resumo | Este trabalho apresenta informações relacionadas à implementação do
Programa Saúde na Escola (PSE) na Unidade Básica de Saúde 3 (UBS 3 -
Equipe Rosa) e no Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4) da região
administrativa da Ceilândia. Apesar de instituído desde 2007, o PSE ainda não
obteve um grande avanço, principalmente quando o tema em questão é a
intersetorialidade. A intersetorialidade ainda se encontra em construção,
representando um grande obstáculo para a efetivação do PSE. A falta de
conexão e diálogo entre os setores estabelece uma grande dificuldade para a
implementação do PSE, além disso a comunidade escolar e a realidade cultural
e social do território são, na maioria das vezes, excluídas de seus papéis
decisórios e participativos. A construção de um grupo de trabalho intersetorial
local para o estabelecimento de dialógo, percepção das necessidades, das
dificuldades e das realidades, bem como a realização de pactuações são
essenciais para a implementação do PSE. Em 2017, a Portaria Interministerial
nº 1055 surgiu com a proposta de simplificar e fortalecer o PSE por meio de
reestruturação do programa. Porém na prática foi observado que, apesar da
adesão e pactuação de ações entre a UBS 3 e o CEF 4, poucos conheciam o
Programa Saúde na Escola na forma como foi instituído em 2007, bem como
as alterações advindas com a nova portaria. Parte desta lacuna talvez se deva
a ausência por um longo período de um Grupo de trabalho Intersetorial
Regional, pois na região da Ceilândia este grupo foi instituído há pouco tempo.
Diante da realidade de nosso recorte de trabalho e de revisões de literatura que
sustentaram nossos questionamentos, construiu-se como proposta um projeto
de intervenção, elaborando uma tecnologia social construída e pactuada
objetivando o fortalecimento e a implementação do PSE à nível local. Desse
modo, legitima-se a relevância da formação de Grupos de Trabalho
Intersetoriais Locais para a efetiva implementação do PSE de forma
contextualizada e participativa. | pt_BR |
Fomento | Fundação Oswaldo Cruz | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Programa Saúde na Escola | pt_BR |
Palavras-chave | Intersetorialidade | pt_BR |
Título | Construção de tecnologias participativas no Programa Saúde na Escola 2017 | pt_BR |
Tipo do documento | TCC | pt_BR |
Data da defesa | 2018-03-29 | |
Departamento | Escola Fiocruz de Governo | |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz | |
Local de defesa | Brasília/DF | |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Coorientador | Padrão, Maria Regina Araújo de Vasconcelos | |
Resumo em Inglês | The purpose of this final paper is to present information related to the
implementation of the Health at School Program (PSE) in the Unidade Básica
de Saúde 3 (UBS 3 – Pink Team) and in the Centro de Ensino Fundamental 4
(CEF 4) of the administrative region of Ceilândia. Even though, the PSE has
been created since 2007, it has not achived much improvement, specially when
it comes to intersectoriality. The intersectoriality is still under development,
creating an obstacle to the implementation of the PSE. The lack of connection
and dialogue between the sectors, creates a great difficulty for the
implementation of the PSE, besides that the school community and the cultural
and social environment are, in most cases, excluded from decision making and
participative roles. The establishment of a local intersectorial working group for
the construction of a dialogue, perception of the needs and dificulties and
realities, along with agreements are essencial for the implementation of the
PSE. In 2017, decree nº 1055 was created as a proposal to simplify and
strengthen the PSE by restructuring the program. However, in reality it was
observed that, despite the adhesion and agreements of actions between UBS 3
and CEF 4, few knew the Health at School Program as established in 2007, nor
the alterations brought by the new decree. Perhaps, part of this gap is due to
the long absence of a regional intersectorial working group, since in the region
of Ceilândia this group has only been created recently. Inside the scope of this
final paper and the literature reviews that suports our questionings, an
intervention project proposal was developed, stablished to build a social
technology aimed to strengthen and implement the PSE locally. In this way, the
relevance of the establishment of a Local intersectoral working group is noted
as essencial for the effective implementation of the PSE. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil. | |
Palavras-chave em inglês | Health at school program | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Intersectoriality | pt_BR |
Membro da banca | Köptcke, Luciana Sepúlveda | |
Membro da banca | Padrão, Maria Regina Araújo de Vasconcelos | |
Membro da banca | Souza, Maria do Socorro de | |
Membro da banca | Vieira, Maria Edna Moura | |
Membro da banca | Moreira, Eliene Lopes | |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Colaboração Intersetorial | pt_BR |
DeCS | Serviços de Saúde Escolar | pt_BR |