Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5255
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
O PROCESSO DE TRABALHO INTERSETORIAL DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ: FATORES RESTRITIVOS E FACILITADORES
Agentes Comunitários de Saúde
Promoção da Saúde
Estratégias de Saúde Locais
Papoula, Suzana Rezende | Date Issued:
2006
Alternative title
The work intersectorial of the agents of family health program in the city of Petrópolis - RJ: restrictive and facilititive factorsAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Saúde da Família (PSF), adotado pelo Ministério da Saúde como estratégia
para a mudança do modelo assistencial a partir da atenção básica, trabalha com uma lógica
centrada nas famílias e nos problemas identificados em seu território, dando ênfase à
promoção da saúde. Assim, é atribuição da Equipe de Saúde da Família (ESF) trabalhar
articulada com outros setores a fim de buscar soluções para a diversidade de problemas de
saúde de suas comunidades, promovendo ações intersetoriais. Esta dissertação de mestrado
tem como objetivo analisar o processo de trabalho intersetorial das 34 ESF, implantadas no
município de Petrópolis-RJ, no período de 1998 a 2004. Em especial, visa identificar as
iniciativas intersetoriais das equipes e a rede de atores e setores envolvidos neste processo,
verificar como o governo municipal apóia estas iniciativas e apontar fatores restritivos e
facilitadores à implementação desta inovação.
O estudo correspondeu a uma avaliação formativa, com abordagem predominantemente
quantitativa, tendo como principal fonte de informação um questionário auto-preenchido
pelas ESF. Os resultados encontrados mostram que as ESF têm clareza de sua atribuição de
promotoras da ação intersetorial, esforçando-se de várias maneiras para fomentar o
envolvimento de outros setores em todos os momentos do seu processo de trabalho. A
maioria das iniciativas das ESF estão de acordo com a proposta de atuação intersetorial,
pois realizam diagnóstico de saúde de suas comunidades e trabalham com a lógica de
problemas. Nos seis meses anteriores à pesquisa, todas as ESF haviam realizado contato
com outros setores. Cada ESF contatou, em média, 9 setores, e fez em média 46 contatos
com outros órgãos/setores/entidades no período. Os setores mais contatados, pelas ESF,
para a resolução dos problemas identificados, pertencem à estrutura do governo municipal
(Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, e
outros), porém as ESF conseguem mais respostas positivas às suas solicitações quando os
setores contatados não pertencem a esta estrutura e/ou estão localizados no mesmo
território das ESF, ou seja, organizações com as quais as ESF estabelecem relações
horizontais (escolas, instituições religiosas, ONGs).
O estudo identificou como principal fator restritivo ao processo de trabalho intersetorial das
ESF a não instituição do PSF como política municipal para a melhoria da qualidade de vida
da população, ancorada em uma política intersetorial. E como principal fator facilitador do
processo de trabalho intersetorial das ESF, o compromisso que as ESF têm na busca de
soluções para os problemas encontrados, tomando inúmeras iniciativas de contatos junto a
outros setores.
Com base nos resultados e revisão bibliográfica, concluí-se que o PSF, em suas diretrizes,
apresenta uma concepção restrita de “intersetorialidade”, pois a subentende, quase que
exclusivamente, como responsabilidade de iniciativa da ESF. As equipes cumprem o papel
de mediadoras de algumas ações intersetoriais, o que vem ao encontro do proposto pela
Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, contudo a efetivação da intersetorialidade
depende da ação articuladora do governo municipal, pois é uma estratégia que envolve
planejamento, execução e avaliação de diversos atores e setores em resposta a problemas
identificados em determinado território.
Abstract
The Family Health Program implemented by the Brazilian Unified Health System in order
to change the traditional model of primary health care, places the focus on families and
community and the problems identified within their territory, emphasizing health
promotion. Therefore, it is the duty of the Family Health Team to work together with
organizations of other sectors in order to find solutions to the many community health
problems and to promote intersectorial actions. The aim of this dissertation is to analyze the
process of intersectorial actions taken by the 34 Family Health Teams (ESFs) in the city of
Petrópolis-RJ, Brazil, from 1998 to 2004. The specific objectives are to identify the
intersectorial initiatives taken by these teams and the network of actors and sectors
involved, checking how the city government supports these actions and indicating barriers
and facilitating factors which have influenced this innovative proposal.
The study is a formative assessment with a mainly quantitative approach. The main
information source was a questionnaire applied to the Family Health Teams (ESFs). The
research results show that the ESFs are clear about their duty to promote intersectorial
actions, making many efforts to involve other organizations and sectors during all the
stages of their work process. The majority of the ESFs’ actions are in line with the
intersectorial work proposal, as they provide community health diagnosis and also analyze
the problem determinants. In the six months prior to this research, all ESFs had been in
contact with other sectors; on average, each Team had contacted 9 sectors and made 46
contacts. The sectors contacted most by the ESFs in order to solve the identified
community problems belong to the city government structure (Work, Welfare and
Citizenship Department, Sanitation Department, Civil Defense, Water Department and
others). However the ESFs received a more positive response from organizations and
contacted sectors that did not belong to the governmental structure and / or were located in
the same area as the ESF and had a horizontal relationship with the ESFs (schools, religious
institutions, non-governmental organizations).
The study has identified the main barrier to the ESFs intersectorial work as the lack of city
government policy to improve the quality of life of the population based on
intersectoriality. The main facilitating factor was the commitment that the ESFs showed in
their search for solutions to the community problems, taking many different initiatives to
contact and work together with other sectors.
Based on the results and bibliographic revision, the conclusion is that the Family Health
Programme guidelines present a restricted notion of intersectorial work: the ESFs have to
hold almost exclusive responsibility for the implementation of the actions. The ESFs can
play the role of mediator in some intersectorial actions in accordance with the Ottawa
Charter for Health Promotion. However, the effective implementation of intersectoriality
depends on a special city government policy articulating all sectors. Intersectoriality is the
strategic action which involves planning, implementing and assessing several actors and
sectors in response to problems identified in each territory.
DeCS
Estratégia Saúde da FamíliaAgentes Comunitários de Saúde
Promoção da Saúde
Estratégias de Saúde Locais
Share