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Sustainable Development Goals
08 Trabalho decente e crescimento econômicoCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12735]
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JOB STRESS AND GLYCATED HEMOGLOBIN LEVELS: THE ROLE OF EDUCATIONAL ATTAINMENT. BASELINE DATA FROM THE LONGITUDINAL STUDY OF ADULT HEALTH (ELSA-BRASIL)
Estresse ocupacional
Escolaridade
Estudos transversais
Saúde do trabalhador
Occupational stress
Educational status
Cross-sectional studies
Occupational health
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Policlínica Piquet Carneiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade de São Paulo. Hospital Universitário. Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Policlínica Piquet Carneiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade de São Paulo. Hospital Universitário. Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica. São Paulo, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Policlínica Piquet Carneiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: as condições estressantes do trabalho estão associadas ao aumento dos
níveis glicêmicos, mas pouco se conhece sobre o papel da escolaridade neste contexto.
Objetivos: analisar a associação entre o estresse psicossocial no trabalho e os níveis
de hemoglobina glicada (HbA1c) e a influência da escolaridade como modificador
de efeito. Métodos: estudo transversal com dados de 11.922 trabalhadores ativos
da linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil).
O estresse psicossocial no trabalho foi avaliado pelo modelo demanda-controle.
Foram empregadas a regressão logística multinomial e interações multiplicativas.
Resultados: em trabalhadoras do sexo feminino com baixa escolaridade, observouse
associação entre baixo uso de habilidades no trabalho (OR 1,56; IC95% 1,09-
2,24) e HbA1c elevada. A baixa autonomia no trabalho foi relacionada à HbA1c
limítrofe (OR 1,21; IC95% 1,01-1,45) e elevada (OR 1,73; IC95% 1,19-2,51).
Entre trabalhadores do sexo masculino com baixa escolaridade, o trabalho de
alto desgaste (OR 1,94; IC95% 1,18-3,21), o baixo uso de habilidades (OR 2,00;
IC95% 1,41-2,83) e a baixa autonomia no trabalho (OR 1,58; IC95% 1,13-2,21)
foram associados à HbA1c elevada. Conclusão: o estresse psicossocial no trabalho
foi associado a níveis limítrofes e elevados de HbAlc para trabalhadores com
baixa escolaridade de ambos os sexos. Assim, ações para modificar as relações de
trabalho e prevenir doenças crônicas devem ser priorizadas.
Abstract
Introduction: stressful work conditions are associated to increased glycemic levels,
but little is known about the role of educational attainment in this association.
Objectives: to analyze the association between psychosocial stress at work, levels
of glycated hemoglobin (HbA1c), and the role of educational attainment as an
effect modifier. Methods: a cross-sectional study with baseline data from 11,922
active workers who participated in the Brazilian Longitudinal Study of Adult
Health (ELSA-Brasil). Psychosocial stress at work was measured via the Demand-
Control model. Multinomial logistic regression and multiplicative interactions
were performed. Results: among female workers with low educational attainment,
there was an association of low skill discretion and elevated HbA1c (OR 1.56; 95%
CI 1.09-2.24). Low decision authority was associated to borderline (OR 1.21; 95%
CI 1.01-1.45) and high (OR 1.73; 95% CI 1.19-2.51) HbA1c. Among male workers
with low educational attainment, high strain (OR 1.94; 95% CI 1.18-3.21), low
skill discretion (OR 2.0; 95% CI 1.41-2.83), and low decision authority (OR 1.58;
95% CI 1.13-2.21) were associated to high HbA1c. Conclusion: Stress at work was
associated to high and borderline levels of HbAlc in workers from both genders
with low educational attainment. Actions to modify work relations and to prevent
chronic diseases should be prioritized for this group.
Keywords in Portuguese
Hemoglobina A glicadaEstresse ocupacional
Escolaridade
Estudos transversais
Saúde do trabalhador
Keywords
Glycated hemoglobin AOccupational stress
Educational status
Cross-sectional studies
Occupational health
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