Advisor | Abrantes, Carla Susana Alem | |
Author | Moreira, Margarida Maria Torres | |
Access date | 2022-05-11T18:36:30Z | |
Available date | 2022-05-11T18:36:30Z | |
Document date | 2020 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52615 | |
Abstract in Portuguese | A educação popular apresenta-se com uma grande contribuição da América
Latina ao pensamento pedagógico universal, devendo-se tal fato, em parte, à atuação
internacional de um dos seus mais importantes representantes: Paulo Freire,
educador, pedagogo e filósofo brasileiro que influenciou o movimento chamado
pedagogia crítica. Neste estudo, identificou-se que há diversas publicações de
trabalhos que discutem a contribuição da educação popular no contexto da saúde.
Trata-se de um referencial pautado na problematização do diálogo e da escuta que
pode ser adotado e incorporado por profissionais da área da saúde. O principal
objetivo deste trabalho é buscar identificar, na literatura encontrada nas bases de
dados eletrônicos, artigos que tratam da educação popular, registrando as estratégias
utilizadas nas práticas de cuidado à saúde. A metodologia, apresentada de forma
bastante exploratória, está centrada na coleta de informações na bibliografia
encontrada na base de dados eletrônicos da Literatura Latino-Americana do Caribe
em Ciências da Saúde (LILACS), um índice e repositório bibliográfico da produção
científica e técnica em Ciências da Saúde publicada na América Latina e no Caribe.
As etapas de realização do estudo incluíram um primeiro momento de definição do
tema e eleição dos descritores tendo sido efetuada uma busca on-line inicialmente
com caráter livre. Na sequência, foram selecionadas as palavras chave ¨educação
popular¨; ¨educação popular em saúde¨; ¨estratégias¨ que passaram a ser definidos
tópicos centrais da pesquisa. O recorte temporal da pesquisa foi estabelecido entre o
ano de 2014 e 2016 a partir de uma consulta realizada entre agosto de dezembro de
2019. Dos trinta (30) artigos identificados, nove (09) foram considerados relevantes e
selecionados para uma análise mais detalhada por apresentarem no título, os
objetivos e ou metodologia central desta pesquisa, ou seja, o processo da contribuição
da Educação Popular no contexto da saúde. Concluímos, após a apreciação desses
trabalhos, que a transposição da teoria para a prática encontra diversas estratégias
de aplicação na área da saúde e forma um panorama orientado por ferramentas de
trabalho que contribuem para a autonomia dos profissionais e da comunidade. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.relation.isbasedon | Moreira, Margarida Maria Torres.
Estratégias Utilizadas nas Práticas de Educação
Popular no Contexto da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Eusébio, CE, 2020. | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação popular, | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação popular em saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Práticas Educativas; Autonomia dos profissionais de saúde | pt_BR |
Title | Estratégias Utilizadas nas Práticas de Educação Popular no Contexto da Saúde | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2020-11 | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Eusébio/CE | |
Program | Especialização em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil. | |
Member of the board | Teixeira, Ana Cláudia de Araújo | |
Member of the board | Carneiro, Fernando Ferreira | |
Author | Teixeira, Ana Claúdia de Araujo | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |