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04 Educação de qualidadeCollections
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ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA SAÚDE
Educação popular em saúde
Práticas Educativas; Autonomia dos profissionais de saúde
Moreira, Margarida Maria Torres | Date Issued:
2020
Coordinator(s)
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A educação popular apresenta-se com uma grande contribuição da América
Latina ao pensamento pedagógico universal, devendo-se tal fato, em parte, à atuação
internacional de um dos seus mais importantes representantes: Paulo Freire,
educador, pedagogo e filósofo brasileiro que influenciou o movimento chamado
pedagogia crítica. Neste estudo, identificou-se que há diversas publicações de
trabalhos que discutem a contribuição da educação popular no contexto da saúde.
Trata-se de um referencial pautado na problematização do diálogo e da escuta que
pode ser adotado e incorporado por profissionais da área da saúde. O principal
objetivo deste trabalho é buscar identificar, na literatura encontrada nas bases de
dados eletrônicos, artigos que tratam da educação popular, registrando as estratégias
utilizadas nas práticas de cuidado à saúde. A metodologia, apresentada de forma
bastante exploratória, está centrada na coleta de informações na bibliografia
encontrada na base de dados eletrônicos da Literatura Latino-Americana do Caribe
em Ciências da Saúde (LILACS), um índice e repositório bibliográfico da produção
científica e técnica em Ciências da Saúde publicada na América Latina e no Caribe.
As etapas de realização do estudo incluíram um primeiro momento de definição do
tema e eleição dos descritores tendo sido efetuada uma busca on-line inicialmente
com caráter livre. Na sequência, foram selecionadas as palavras chave ¨educação
popular¨; ¨educação popular em saúde¨; ¨estratégias¨ que passaram a ser definidos
tópicos centrais da pesquisa. O recorte temporal da pesquisa foi estabelecido entre o
ano de 2014 e 2016 a partir de uma consulta realizada entre agosto de dezembro de
2019. Dos trinta (30) artigos identificados, nove (09) foram considerados relevantes e
selecionados para uma análise mais detalhada por apresentarem no título, os
objetivos e ou metodologia central desta pesquisa, ou seja, o processo da contribuição
da Educação Popular no contexto da saúde. Concluímos, após a apreciação desses
trabalhos, que a transposição da teoria para a prática encontra diversas estratégias
de aplicação na área da saúde e forma um panorama orientado por ferramentas de
trabalho que contribuem para a autonomia dos profissionais e da comunidade.
Keywords in Portuguese
Educação popular,Educação popular em saúde
Práticas Educativas; Autonomia dos profissionais de saúde
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