Advisor | Dantas, Vera Lúcia de Azevedo | |
Author | Régis, Sávia Augusta Oliveira | |
Access date | 2022-05-11T18:36:39Z | |
Available date | 2022-05-11T18:36:39Z | |
Document date | 2020 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52616 | |
Abstract in Portuguese | O presente trabalho é um mergulho no percurso pedagógico do Curso de Especialização e
Aperfeiçoamento em Educação Popular, Promoção de Territórios Saudáveis e Convivência
com o Semiárido tendo como foco o cuidado vivenciado durante essa trajetória de
aprendizados, regado com arte, criatividade e afetos. A metodologia ancorou-se na
autobiografização e no Círculo de Cultura. Tem como objetivo geral identificar como o
cuidado se constitui no percurso pedagógico do Curso e como objetivos específicos: descrever
como o cuidado se constituiu nas atividades pedagógicas do Tempo-Escola; narrar como as
ações de cuidado durante o Curso me afetaram como educanda e analisar os diálogos que o
Curso produziu no sentido de articular cuidado, arte e criatividade. No que diz respeito às
atividades pedagógicas do Tempo-Escola, o cuidado esteve presente na matriz curricular do
curso e se fez palpável em todo o percurso guiando a maioria das vivências sublinhando a
importância do cuidado no processo de ensino e aprendizagem. A experiência considera os
saberes, histórias, contextos, cultura e espiritualidade dos educandos configurando a dimensão
cuidadora do curso e apontando para uma práxis pedagógica decolonial. O processo
pedagógico rompe com a compartimentalização do conhecimento e com a perspectiva
conteudista e traz a concepção de que se aprende com o corpo todo, na conexão entre razão e
emoção e revelam a importância do cuidado de si, para o cuidado do outro e do mundo que
necessitam estar conectadas As produções artísticas elaboradas por meio da arte e do corpo
ao longo do curso, desvelaram a ideia de arte também como forma de cuidado tendo
propiciado integração, leveza para conteúdos densos, possibilidade de problematizar, refletir e
produzir sínteses referenciadas pela promoção da saúde e o bem – viver. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.relation.isbasedon | Régis, Sávia Augusta Oliveira.
Narrativa Autobiográfica sobre o Cuidado no Percurso
Pedagógico do Curso de Especialização em Educação Popular,
Promoção de Territórios Saudáveis e Convivência com o
Semiárido. Fundação Oswaldo Cruz, Eusébio, CE, 2020. | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Popular | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cuidado | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arte | pt_BR |
Title | Narrativa Autobiográfica sobre o Cuidado no Percurso Pedagógico do Curso de Especialização em Educação Popular, Promoção de Territórios Saudáveis e Convivência com o Semiárido | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2020-09 | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | |
Place of Defense | Eusébio/CE | |
Program | Especialização em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiárido | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil. | |
Member of the board | Lima, Giselda Maria de Castro | |
Member of the board | Silva, Maria Rocineide Ferreira da | |
Author | Teixeira, Ana Claúdia de Araujo | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |