Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52616
NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA SOBRE O CUIDADO NO PERCURSO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR, PROMOÇÃO DE TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Régis, Sávia Augusta Oliveira | Date Issued:
2020
Coordinator(s)
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho é um mergulho no percurso pedagógico do Curso de Especialização e
Aperfeiçoamento em Educação Popular, Promoção de Territórios Saudáveis e Convivência
com o Semiárido tendo como foco o cuidado vivenciado durante essa trajetória de
aprendizados, regado com arte, criatividade e afetos. A metodologia ancorou-se na
autobiografização e no Círculo de Cultura. Tem como objetivo geral identificar como o
cuidado se constitui no percurso pedagógico do Curso e como objetivos específicos: descrever
como o cuidado se constituiu nas atividades pedagógicas do Tempo-Escola; narrar como as
ações de cuidado durante o Curso me afetaram como educanda e analisar os diálogos que o
Curso produziu no sentido de articular cuidado, arte e criatividade. No que diz respeito às
atividades pedagógicas do Tempo-Escola, o cuidado esteve presente na matriz curricular do
curso e se fez palpável em todo o percurso guiando a maioria das vivências sublinhando a
importância do cuidado no processo de ensino e aprendizagem. A experiência considera os
saberes, histórias, contextos, cultura e espiritualidade dos educandos configurando a dimensão
cuidadora do curso e apontando para uma práxis pedagógica decolonial. O processo
pedagógico rompe com a compartimentalização do conhecimento e com a perspectiva
conteudista e traz a concepção de que se aprende com o corpo todo, na conexão entre razão e
emoção e revelam a importância do cuidado de si, para o cuidado do outro e do mundo que
necessitam estar conectadas As produções artísticas elaboradas por meio da arte e do corpo
ao longo do curso, desvelaram a ideia de arte também como forma de cuidado tendo
propiciado integração, leveza para conteúdos densos, possibilidade de problematizar, refletir e
produzir sínteses referenciadas pela promoção da saúde e o bem – viver.
Share