Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52642
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DO GRAU DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE HOSPITAL DE ENSINO NO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DO DISTRITO FEDERAL COM FOCO NA DOENÇA HIPERTENSIVA ESPECÍFICA DA GESTAÇÃO
Hospital de Ensino
Avaliação de Implantação
Doença Hipertensiva Específica da Gestação
COVID-19
Pandemia
Teaching Hospital
Implantation Assessment
Pregnancy-Specific Hypertensive Disease
COVID-19
Pandemic
Hospitais de Ensino
COVID-19
Pandemias
Hipertensão
Gravidez
Hipertensão Induzida pela Gravidez
Certificação
Revisão
Frazão, Edelaide Raquel Pilau | Date Issued:
2022
Alternative title
Evaluation of the level of implementation of the Certification Program of the Maternal Infant Hospital of Brasilia (HMIB) as a Teaching Hospital (TH), focused on the Specific Pregnancy-Induced Hypertension Disease (SPIHD)Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo avaliou o grau de implantação dos componentes da regulamentação legal que dispõe sobre a certificação do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) como Hospital de Ensino (HE), com foco na Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG), como um norte avaliativo do perfil assistencial do Hospital. A pesquisa avaliou o grau de conformidade dos componentes técnicos insumo e atividade, sob duas subdimensões da conformidade: disponibilidade e qualidade técnica. Os componentes foram avaliados em duas células operacionais: “pré-parto” e “parto e pós-parto”, em dois momentos distintos: antes e durante a pandemia. O estudo teve por objetivo verificar se os insumos e as atividades na maternidade do HMIB seguem as normas preconizadas pelo Programa de Certificação de Hospitais de Ensino (PCHE) para a atenção à doença hipertensiva na gestação, classificar o grau de implantação das ações de adequação do Programa e identificar os fatores do contexto, as barreiras e os facilitadores do processo de implantação do Programa. A pesquisa seguiu a metodologia avaliativa do tipo normativo, formativa de caso único, usando as normas e critérios definidos nas diretrizes vigentes do Programa. As etapas metodológicas observadas foram: revisão bibliográfica; análise documental; desenho da avaliação; coleta de evidências incluindo o diagrama da teia ou de critério; matrizes de informação; matrizes de relevância; matrizes de análise e de julgamento, com padrões e parâmetros de classificação para avaliação. O grau de implantação foi resultado da análise dos indicadores, de acordo com a conformidade. A partir das evidências encontradas no estudo, pode-se dizer que as ações no momento pré-pandemia foram implantadas em conformidade com o Programa. Durante a pandemia, os insumos mantiveram o grau de implantação, o que não ocorreu com as atividades, que alcançaram grau de implantação parcial, tanto na célula pré-parto como na célula parto e pós-parto. O desconhecimento e as incertezas que a pandemia do novo coronavírus trouxe ao mundo e a falta de preparo das instituições de saúde em lidar com uma emergência em saúde foram fundamentais para o alcance desse resultado.
Abstract
This study assessed the degree of deployment of the components of the legal regulation on the certification of the Maternal Infant Hospital of Brasilia (HMIB) as a Teaching Hospital (TH), focused on the Specific Pregnancy-Induced Hypertension Disease (SPIHD), as an evaluative aim at the Hospital's care profile. The research evaluated the extent of compliance of the technical components, input, and operation, under two subdimensions of conformity: readiness and technical expertise. The components were analyzed in two working cells: “prebirth” and “delivery and post-birth”, in two separate moments: before and during the pandemic. The study aimed to verify whether the inputs and operations in the HMIB follow the appropriate standards set by the Teaching Hospitals Certification Program (THCP) for the attention on SPIHD, evaluate the degree of implementation of the Program´s adequacy actions and identify the background variables, obstacles, and facilitators of its implementation process. The research followed the evaluation methodology of the normative type, formative of a single case, using the norms and criteria defined in the current guidelines of the Program. The methodological stages applied were: bibliographic review; document analysis; evaluation design; evidence gathering including the web criterion or diagram; information matrices; relevance matrices; assessment and evaluation matrices, with standards and rating parameters for evaluation. The degree of implementation was due to the analysis of indicators, according to compliance. Based on the indications found in the study, one may say that the actions in the pre-pandemic period were implemented according to the Program. Through the pandemic, the inputs kept the state of implantation, which did not happen with the activities, having reached an unsatisfactory state of implantation, both in the prenatal cell and delivery and postnatal cell. The unawareness and uncertainties that the new coronavirus disease pandemic brought to the world and the lack of readiness of healthcare facilities in dealing with a health emergency were crucial for achieving this result.
Keywords in Portuguese
Avaliação em SaúdeHospital de Ensino
Avaliação de Implantação
Doença Hipertensiva Específica da Gestação
COVID-19
Pandemia
Keywords
Health AssessmentTeaching Hospital
Implantation Assessment
Pregnancy-Specific Hypertensive Disease
COVID-19
Pandemic
DeCS
Avaliação em SaúdeHospitais de Ensino
COVID-19
Pandemias
Hipertensão
Gravidez
Hipertensão Induzida pela Gravidez
Certificação
Revisão
Share