Author | Araújo, Cássia de Andrade | |
Author | Guizardi, Francini Lube | |
Access date | 2022-05-18T14:24:21Z | |
Available date | 2022-05-18T14:24:21Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | ARAÚJO, Cássia de Andrade; GUIZARDI, Francini Lube. A formação das residências multiprofissionais na APS: competências e as redes de atenção à saúde. Saúde em Redes, [Porto Alegre], v. 7, n. 3, p. [1-14], 2021. | |
ISSN | 2446-4813 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52750 | |
Abstract in Portuguese | O artigo discute como a Residência Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolve as competências para atuação nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). A metodologia foi composta por uma pesquisa documental e por um survey eletrônico com 182 residentes e 10 coordenadores dos 24 programas incluídos no estudo. Os dados foram analisados a partir dos referenciais teóricos de Schwartz e Perrenoud sobre competência profissional. Os resultados indicaram avanços na relação campo e núcleo profissional; na dimensão política da formação; na compreensão e humanização do processo de trabalho, e na forma como o profissional apreende a interação entre os determinantes sociais da saúde. Foi constatado que a relação de articulação, coordenação e ordenação de cuidado do usuário da APS junto aos demais níveis de atenção, no âmbito da formação, embora apresente avanços, ainda é baixa e possui inúmeros desafios. Concluímos que a inserção do residente em cenários de práticas diversificados demonstra ser um fator determinante para que se desenvolva competências para a coordenação do cuidado a partir da APS. No entanto, coexistem questões estruturais que extrapolam o eixo formação e limitam a construção linhas e fluxos de cuidado compartilhados no âmbito das RAS. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Rede UNIDA | |
Related document | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49276 | |
Rights | open access | |
MeSH | Internship and Residency | en_US |
MeSH | Primary Health Care | en_US |
MeSH | Health Education | en_US |
Subject in Portuguese | Sistemas de saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Capacitação profissional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Competência profissional; | pt_BR |
Subject in Portuguese | Internato e Residência | pt_BR |
Subject in Portuguese | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
Title | A formação das residências multiprofissionais na APS: competências e as redes de atenção à saúde | pt_BR |
Alternative title | The health systems and the challenges for training in multiprofessional residencies in primary health care | pt_BR |
Type | Article | |
DOI | 10.18310/2446-48132021v7n3.3285g763 | |
Abstract | The article analyzes how the multiprofessional residencies in primary health care works the competencies to perform in the health systems. A documentary analysis and a field research were carried out through an electronic survey with residents and coordinators. The data were analyzed from the theoretical references Schuwartz and Perrenoud on competence. The results point to advances in teamwork, induced in this formation, and in the relation theory and practice, however, the articulation, coordination and ordering of care of the primary care user along with the other levels of health systems services is still low. We conclude that the insertion of the resident into scenarios of diversified practices is a determining factor for the development of skills to compose, know and promote actions along the existing network of health care in line with public policies. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. | |
Subject | Health systems | en_US |
Subject | Professional training | en_US |
Subject | Professional competence | en_US |
Subject | Internship and residency | en_US |
Subject | Unified Health System | en_US |
DeCS | Internato e Residência | pt_BR |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Capacitação Profissional | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 17 Parcerias e meios de implementação | |