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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53246
ANÁLISE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19 NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE: O CASO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO
Administración de Servicios de Salud
Gestión del conocimiento
Araújo, Fernanda Tavares Costa de Sousa. | Date Issued:
2020
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A gestão do conhecimento pode ser vista como um conjunto de processos que orientam a aquisição, armazenamento, disseminação e utilização do conhecimento para atingir os objetivos de uma organização. A pandemia da COVID-19 e seus impactos nas populações é o assunto dominante no mundo desde janeiro de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) sinalizou a emergência de um surto de um novo coronavírus na China, sendo declarada como pandemia em março do mesmo ano. Diante do escasso conhecimento científico sobre o novo coronavírus, da sua alta velocidade de disseminação e capacidade de provocar mortes em populações suscetíveis, entendendo que os trabalhadores dos serviços de saúde são parte indispensável e de grande relevância na prática do cuidado em saúde e que uma gestão de recursos humanos adequada é fundamental para obtenção de melhores resultados em momentos de crise, este trabalho propôs analisar a gestão do conhecimento, enquanto ferramenta da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), no enfrentamento à pandemia da COVID-19,na perspectiva da Política de Gestão do Trabalho em Saúde. A metodologia utilizada para o alcance dos resultados foi a análise documental e a análise do conteúdo das entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores do estado de Pernambuco. A gestão do conhecimento foi reconhecida como fundamental para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e a política de gestão do trabalho em saúde na SES-PE foi executada nos eixos de suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e avaliação, tendo recrutado um total de 7.145 profissionais; investido em capacitações, cursos e material didático; dentre outras ações que foram descritas ao longo deste trabalho .
Abstract
Knowledge management can be seen as a set of processes that guide the acquisition, storage, dissemination and use of knowledge to achieve an organization's goals. The COVID-19 pandemic and its impacts on populations has been the dominant issue in the world since January 2020, when the World Health Organization (WHO) signaled the emergence of an outbreak of a new coronavirus in China, being declared a pandemic in March the same year. In view of the scarce scientific knowledge about the new coronavirus, its high speed of dissemination and the capacity to cause deaths in susceptible populations and understanding that health service workers are an indispensable and highly relevant part in the practice of health care and that health management Adequate human resources are essential to obtain better results in times of crisis. This work proposed to analyze knowledge management as a tool of the State Health Secretariat of Pernambuco (SES-PE) to face the COVID-19 pandemic from the perspective of the Health Work Management Policy. The methodology used to achieve the results was document analysis and content analysis of semi-structured interviews with managers in the state of Pernambuco. Knowledge management was recognized as fundamental for facing the COVID-19 pandemic and the health work management policy at SES-PE was implemented in the areas of supply, application, maintenance, development and evaluation, having recruited a total of 7,145 professionals; invested in training, courses, teaching material; among other actions that have been described throughout this work .
Keywords in Spanish
Manejo de la saludAdministración de Servicios de Salud
Gestión del conocimiento
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