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04 Educação de qualidadeCollections
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A ESCOLA DE ENFERMEIRAS LUIZA DE MARILLAC E A FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS CATÓLICAS NO BRASIL (1930-1960).
Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo
Escola de Enfermeiras Luiza de Marillac
Enfermeiras
Educação
São Paulo Hospital Nursing School
Luiza de Marillac Nursing School
Nursing
Education
Brotto, Renata Batista | Date Issued:
2011
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo apresenta e problematiza as vertentes assistencial e profissional que orientaram a organização da Escola de Enfermeiras Luiza de Marillac (EELM), escola fundada em fins da década de 1930, no Rio de Janeiro, pela Associação São Vicente de Paulo. Por meio da análise das fontes históricas a autora apresentará a fundação do curso de enfermagem da EELM atentando para o espaço dos valores católicos, para as particularidades do ensino articulada ao seu projeto pedagógico e sua contribuição para a promoção da enfermagem no Brasil. Seguirá com o auxílio da historiografia, analisando as diferentes mobilizações empreendidas na reorganização da assistência católica as quais culminaram na criação da Escola de Enfermagem Carlos Chagas (EECC) e da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo (EEHSP). Ressaltará as especificidades dessas instituições de ensino e de que forma interferiram na orientação profissional das futuras enfermeiras. Ao expor e interpretar os processos de organização, curricular e ideológica, das escolas católicas de enfermagem, em especial da EELM, a autora tem como principal objetivo reforçar a tese de que essas instituições católicas de ensino participaram e imprimiram suas marcas na conformação da enfermagem moderna brasileira. Especialmente olhando para o processo de criação da EELM, enfatiza a urgência de restituir a legitimidade da assistência católica, para garantir a validade legal de seu diploma e a presença de suas diplomadas em áreas estratégicas como a docência, a assistência materno-infantil e em cargos de destaque nas associações profissionais como na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Com ensino reconhecido, em 1942, corpo docente especializado e representantes em comissões da ABEn, a assistência católica, por meio de suas escolas representantes, demonstrou sua completa interação com o programa higiênico-educativo da enfermagem moderna instituído a partir de 1930.
Abstract
The article presents and discusses the care and professional aspects that guided the organization of the Escola de Enfermeiras Luiza de Marillac (EELM), a school founded in the late 1930s, in Rio de Janeiro, by the São Vicente de Paulo Association. Through the analysis of historical sources, the author will present the foundation of the EELM nursing course, paying attention to the space of Catholic values, to the particularities of teaching articulated to its pedagogical project and its contribution to the promotion of nursing in Brazil. It will continue with the help of historiography, analyzing the different mobilizations undertaken in the reorganization of Catholic care which culminated in the creation of the Carlos Chagas Nursing School (EECC) and the São Paulo Hospital School of Nurses (EEHSP). It will highlight the specificities of these educational institutions and how they interfered in the professional orientation of future nurses. By exposing and interpreting the organizational, curricular and ideological processes of Catholic nursing schools, especially the EELM, the author's main objective is to reinforce the thesis that these Catholic educational institutions participated and imprinted their marks on the conformation of modern nursing. Brazilian. Especially looking at the process of creation of the EELM, it emphasizes the urgency of restoring the legitimacy of Catholic assistance, to guarantee the legal validity of its diploma and the presence of its graduates in strategic areas such as teaching, maternal and child assistance and in positions prominent in professional associations such as the Brazilian Nursing Association (ABEn). With recognized teaching, in 1942, specialized faculty and representatives on ABEn committees, Catholic assistance, through its representative schools, demonstrated its complete interaction with the hygienic-educational program of modern nursing instituted from 1930.
Keywords in Portuguese
Escola de Enfermagem Carlos ChagasEscola de Enfermeiras do Hospital São Paulo
Escola de Enfermeiras Luiza de Marillac
Enfermeiras
Educação
Keywords
Carlos Chagas Nursing SchoolSão Paulo Hospital Nursing School
Luiza de Marillac Nursing School
Nursing
Education
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