Orientador | Martins, Carla Macedo | |
Autor | Carmo, Francinete da Conceição Amorim do | |
Data de acesso | 2022-06-22T13:51:38Z | |
Data de disponibilização | 2022-06-22T13:51:38Z | |
Data do publicação | 2022 | |
Citação | CARMO, Francinete da Conceição Amorim do. Gênero, raça e classe: atuação e formação no campo do serviço social no Brasil. 2022, 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53425 | |
Resumo | A pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a interseção entre as categorias raça, gênero e classes sociais em periódicos científicos do campo do Serviço Social no Brasil. A dissertação se organiza em três capítulos. No primeiro, discutimos a área de Serviço Social no Brasil com vistas a, em linhas gerais, pontuar o contexto histórico da formação e da atuação da assistente social no Brasil, na sua relação com a questão do Estado no capitalismo. No segundo, apresentamos a abordagem acerca da relação gênero, raça e classe, no qual estes elementos são apresentados conceitualmente como estruturantes e determinantes da forma de organização social. Por fim, o terceiro capítulo analisa a relação raça, gênero e classe na área de Serviço Social e a literatura produzida no campo da formação e atuação da assistente social no Brasil sobre esta relação a luz da perspectiva crítica do estudo dos artigos científicos, fundamentado nas bases teóricas do Serviço Social A pesquisa nos indica, como conclusão, que dos quinhentos e quarenta e sete artigos devolvidos durante a busca nas plataformas de publicações científicas, apenas vinte e um artigos atenderam as categorias de análise elencadas nesta pesquisa. Em última instância, considerando as fragilidades e contradições da atuação e formação das assistentes sociais, a dissertação almeja contribuir para pautar a potência destas três categorias chaves para a leitura das expressões da denominada “questão social” no Brasil. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | EPSJV | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Palavras-chave | Formação da Assistente Social | pt_BR |
Palavras-chave | Serviço Social | pt_BR |
Palavras-chave | Raça, Classe e Gênero | pt_BR |
Título | Gênero, raça e classe: atuação e formação no campo do serviço social no Brasil | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Data da defesa | 2022-03-31 | |
Departamento | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Grau | Mestrado Profissional | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Resumo em Inglês | The research aims to analyze the academic production on the intersection between the categories race, gender and social classes in scientific journals in the field of Social Work in Brazil. The dissertation is organized into three chapters. In the first one, we discuss the area of Social Work in Brazil with a view to, in general terms, punctuating the historical context of the formation and performance of the social worker in Brazil, in its relationship with the question of the State in capitalism. In the second, we present the approach to the relationship between gender, race and class, in which these elements are conceptually presented as structuring and determining the form of social organization. Finally, the third chapter analyzes the relationship between race, gender and class in the area of Social Work and the literature produced in the field of training and performance of social workers in Brazil on this relationship in the light of the critical perspective of the study of scientific articles, based on the theoretical bases of Social Work The research shows us, as a conclusion, that of the five hundred and forty-seven articles returned during the search on scientific publications platforms, only twenty-one articles met the analysis categories listed in this research. Ultimately, considering the weaknesses and contradictions of the performance and training of social workers, the dissertation aims to contribute to guide the power of these three key categories for reading the expressions of the so-called “social issue” in Brazil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Training of the Social Worker | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Social Service | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Race, Class and Gender | pt_BR |
Membro da banca | Martins, Carla Macedo | |
Membro da banca | Soutto Mayor, Ana Lucia de Almeida | |
Membro da banca | Santos, Jussara Francisca de Assis dos | |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Capacitação de Recursos Humanos em Saúde | pt_BR |
DeCS | Assistentes Sociais | pt_BR |
DeCS | Gênero e Saúde | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 05 Igualdade de gênero | |