Advisor | Ramos, Marise Nogueira | |
Author | Alves, Márcia Valéria | |
Access date | 2022-06-22T14:31:00Z | |
Available date | 2022-06-22T14:31:00Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | ALVES, Márcia Valéria. Concepções pedagógicas na formação do profissional técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual de Saúde-FAETEC. 2022, 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53430 | |
Abstract in Portuguese | O presente trabalho surgiu a partir de reflexões sobre as concepções pedagógicas que norteiam o curso de formação técnico em enfermagem, na modalidade subsequente, da Rede FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica). O estudo da proposta educacional apresentada pela instituição levou ao seguinte questionamento: a organização curricular aponta para uma formação de trabalhadores que contempla o desenvolvimento do homem como ser social ou somente para o objetivo de promover o encontro entre formação e emprego? A formação de um trabalhador crítico ou despolitizado vai depender se estamos apontando para uma formação baseada no desenvolvimento de habilidades e competências para desempenhar funções específicas e necessárias ao mercado de trabalho capitalista, onde o sujeito aprende para reproduzir; ou para uma formação humana e social do sujeito, pela qual este pode obter ferramentas/saberes que vão auxiliá-lo no seu processo de construção e transformação, levando-o a desenvolver capacidade de reflexão, pensamento crítico e exercício de sua cidadania. Face ao exposto, o estudo objetivou investigar a proposta curricular do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem oferecido pela FAETEC-RJ na forma subsequente, à luz do pensamento pedagógico crítico. Realizou-se a análise de documentos norteadores do currículo da instituição, o plano/ementa do curso, a fim de identificar a/as correntes pedagógicas que tendem a orientar a formação do técnico em enfermagem do curso analisado. O delineamento metodológico para elaboração deste trabalho manteve a referência da pesquisa qualitativa, porém mediante a construção de dados em documentos, bem como a interpretação do respectivo conteúdo, com base em uma fundamentação teórica que ajudasse a elucidar o problema pesquisado. A dificuldade de seguir o caminho metodológico que previa a realização de entrevistas, levou a orientadora a considerar a pertinência de realizar uma entrevista com a própria mestranda. Essa ideia baseou-se no contato da orientadora com estudos etnográficos e autoetnográficos. A intenção foi buscar dar vida a questões depreendidas da análise documental, correlacionando elementos institucionalizados pelos documentos com a experiência e percepção próprias da investigadora. Mediante a investigação e análise de dados, tentou-se identificar a concepção de formação humana que norteia a proposta curricular e sua pertinência ao projeto político da instituição. Conclui-se que os currículos do curso analisado são baseados em competências e a prática pedagógica mostrou que a concepção norteadora é a Pedagogia das Competências. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissional | pt_BR |
Subject in Portuguese | Concepção Pedagógica | pt_BR |
Subject in Portuguese | Currículo | pt_BR |
Subject in Portuguese | FAETEC | pt_BR |
Title | Concepções pedagógicas na formação do profissional técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual de Saúde - FAETEC | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2022-03-31 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | The present work emerged from reflections on the pedagogical conceptions that guide the course of technical training in nursing, in the subsequent modality, of the FAETEC Network (Technical School Support Foundation). The study of the educational proposal presented by the institution led to the following question: does the curricular organization point to a training of workers that contemplates the development of man as a social being or only for the objective of promoting the encounter between training and employment? The formation of a critical or depoliticized worker will depend on whether we are aiming for a training based on the development of skills and competencies to perform specific functions necessary to the capitalist labor market, where the subject learns to reproduce; or for a human and social formation of the subject, through which he can obtain tools/knowledge that will help him in his process of construction and transformation, leading him to develop capacity for reflection, critical thinking and exercise of his citizenship. In view of the above, the study aimed to investigate the curricular proposal of the Technical Professional Education Course of Medium Level in Nursing offered by FAETEC-RJ in the subsequent form, in the light of critical pedagogical thinking. The analysis of documents guiding the institution's curriculum, the plan/menu of the course, was analyzed in order to identify the pedagogical currents that tend to guide the training of the nursing technician of the analyzed course. The methodological design for the elaboration of this work maintained the reference of qualitative research, but through the construction of data in documents, as well as the interpretation of the respective content, based on a theoretical foundation that helped to elucidate the problem researched. The difficulty of following the methodological path that provided for interviews led the counselor to consider the pertinence of conducting an interview with the master's student herself. This idea was based on the advisor's contact with ethnographic and autoethnographic studies. The intention was to seek to give life to issues depreed of documentary analysis, correlating elements institutionalized by documents with the researcher's own experience and perception. Through data investigation and analysis, we tried to identify the conception of human formation that guide the curricular proposal and its relevance to the political project of the institution. It is concluded that the curricula of the analyzed course are based on competencies and pedagogical practice showed that the concept of guide is the Pedagogy of Competences. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Subject | Professional Education | pt_BR |
Subject | Pedagogical Conception | pt_BR |
Subject | Curriculum | pt_BR |
Subject | FAETEC | pt_BR |
Member of the board | Lobo Neto, Francisco José da Silveira | |
Member of the board | Sant’Anna, Suze Rosa | |
Member of the board | Ramos, Marise Nogueira | |
DeCS | Educação Técnica em Enfermagem | pt_BR |
DeCS | Educação Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
DeCS | Currículo | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |