Orientador | Monteiro, Simone Souza | |
Autor | Moraes, Danielle Ribeiro de | |
Data de acesso | 2012-09-06T01:12:32Z | |
Data de disponibilização | 2012-09-06T01:12:32Z | |
Data do publicação | 2004 | |
Citação | MORAES, Danielle Ribeiro de. AIDS, saúde reprodutiva e prevenção: estudo de caso sobre práticas educativas em uma ONG (Rio de Janeiro / Brasil). 2004. 126 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5361 | |
Resumo | Este trabalho teve por objetivo caracterizar as práticas educativas do Grupo Cultural
Afroreggae (GCAR) e identificar a sua proposta pedagógica em saúde sexual e
reprodutiva. O GCAR é uma organização não-governamental localizada em Vigário
Geral, na periferia do município do Rio de Janeiro. A partir da análise da produção
documental da instituição, de observações do cotidiano da ONG, de entrevistas semiestruturadas com os educadores e da observação direta das práticas educativas, foram
reconhecidas duas fases na história das práticas de educação em saúde da organização.
A primeira aproximou-se de uma proposta pedagógica com estímulo à participação
popular. Houve valorização do desejo e das percepções de educadores e educandos no
planejamento do programa de saúde da ONG, visando sua inserção em espaços públicos
de representação. Na segunda e presente fase, identifica-se a manutenção do vínculo de
referência na relação educador-educando e da autonomia na escolha e tratamento das
temáticas, revelando a potencialidade para o desenvolvimento de ações mais
integralizadoras para a prevenção do HIV/Aids. Todavia, verifica-se mudanças no
desenho organizacional, caracterizadas pela ênfase nas alternativas de inclusão dos
jovens no mundo da produção e o distanciamento da busca pela representatividade na
formulação das políticas de saúde. Em seu lugar, é tecida uma rede de apoio entre
serviços e projetos locais que se mantém periférica a esses espaços. A priorização da
inserção profissional dos jovens, associada à desvalorização da participação popular,
impõe limites à transformação social, principalmente em um contexto de invisibilidade
das ações públicas. Tendo em vista a relação entre o aumento da vulnerabilidade ao
HIV/Aids e as situações de exclusão social, conclui-se que as ações voltadas para a
prevenção do HIV/Aids são mais efetivas quando incluídas em uma proposta de
promoção da saúde sexual e reprodutiva que tenha como horizonte a transformação
social. Tal perspectiva também deve contemplar o significado das experiências sexuais
e as desigualdades de gênero nas relações entre educadores e jovens. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Título | AIDS, saúde reprodutiva e prevenção: estudo de caso sobre práticas educativas em uma ONG (Rio de Janeiro / Brasil) | pt_BR |
Título alternativo | AIDS, reproductive health and prevention: case study of the educative practice in a ONG (Rio De Janeiro/Brazil) | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Grau | Mestre | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Coorientador | Santos, Elizabeth Moreira dos | |
Resumo em Inglês | This work proposes to characterize educative practices of Grupo Cultural Afroreggae
(GCAR) and to identify its pedagogical approach on sexual and reproductive health.
GCAR is a non-governmental organization (NGO) located in an impoverished area in
the city of Rio de Janeiro, Brazil. NGO daily life observation, documental research, indepth interviews with educators and direct observation of their practices were
performed. Two phases were recognized in the history of educative practices. During
the first one, practices were related to a pedagogical approach towards popular
participation, in which both educators and youngsters´ perceptions were taken into
account during health programs planning, as it sought to place young people into public
representation sets. During the second and last phase there were elements from the
previous moment, such as affective proximity between educators and young people and
also educators´ autonomy for choosing themes. Although these tend to be potential
aspects towards a more STD/Aids prevention and health promotion comprehensive
approach, changes on NGO programs, such as emphasis in developing youngsters
professional skills, led to political demobilization concerning health situation. In spite of
stimulating popular participation, local services and social projects developed a social
network, detached from political health deliberations. In this case study, by directing
attention to place youngsters into job market, while neglecting popular participation,
this social network may limit social transformation, mainly in an adverse public politics
context. Actions aiming STD/Aids prevention could be more effective if sexual and
reproductive health promotion approaches were performed, within a social
transformation perspective. Such perspective must also include, in its planning, sexual
practices meanings and gender disparities present in the relation between educators and
young people. | |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Acquired Immunodeficiency Syndrome | |
Palavras-chave em inglês | Reproductive Medicine | |
Palavras-chave em inglês | Health Education | |
Palavras-chave em inglês | Organizations | |
DeCS | Síndrome de Imunodeficiência Adquirida | pt_BR |
DeCS | Medicina Reprodutiva | pt_BR |
DeCS | Educação em Saúde | pt_BR |
DeCS | Organizações | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |