Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53730
Type
Papers presented at eventsCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
Show full item record
O HOMEM, A MANCHA E O VÍRUS: O ENFRENTAMENTO DO DIAGNÓSTICO SOROPOSITIVO NA OBRA DE CAIO FERNANDO ABREU
Vianna, Eliza da Silva | Date Issued:
2013
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de reelaboração identitária experienciado diante do diagnóstico soropositivo a partir da peça teatral O homem e a mancha (1994), do escritor Caio Fernando Abreu. Segundo Moraes (2008), o escritor gaúcho é considerado o primeiro a abordar a temática da Aids na literatura brasileira, o que fez na novela “Pela noite”, presente no livro Triângulo das águas (1983). Ao longo da década de 1980, a temática da Aids esteve presente em muitos escritos do autor, nos quais os estigmas e a atmosfera de pânico gerados pela epidemia são abordados. Em agosto de 1994, Abreu comunica aos leitores de suas crônicas quinzenais do jornal O Estado de S. Paulo que se descobriu portador do vírus HIV. A peça analisada foi escrita poucos meses antes do diagnóstico, como o próprio autor sinaliza: durante o Carnaval de 1994 (Abreu, 2009: 258). Para compreendermos a relação do autor com a descoberta da doença e a reestruturação evocada por ela, faz-se necessário percorrer brevemente a historiografia das doenças. Situar o surgimento do campo de estudo é extremamente relevante para compreendermos o contexto em que os relatos dos pacientes emergem nos estudos de História das Doenças. A experiência individual da doença tem sido, segundo Herzlich (2004: 385), preconizada pela historiografia recente, de modo que a voz dos pacientes tornou-se audível na sociedade. Para a autora, tais pesquisas em muito contribuíram para a sociologia da saúde e da doença, esclarecendo aspectos da vida cotidiana e investigando as diferentes formas como a doença afeta a identidade dos pacientes. A compreensão desse processo, bem como das maneiras como as sociedades lidam com os doentes, evidenciariam importantes aspectos relacionados a escolhas, concepções e laços de uma sociedade. Os textos de Abreu são analisados através da categoria ‘escrita de si’, proposta por Gomes e que abarca diários, correspondências e autobiografia; estando relacionada à emergência histórica do indivíduo nas sociedades ocidentais contemporâneas. A própria ideia de indivíduo moderno para a autora implicaria uma nova relação com o todo social, em que seria postulada uma identidade singular (Gomes, 2004: 7-24).
Abstract
The present work aims to analyze the process of identity re-elaboration experienced in the face of the seropositive diagnosis from the play O Homem e a Mancha (1994), by the writer Caio Fernando Abreu. According to Moraes (2008), the writer from Rio Grande do Sul is considered the first to address the issue of AIDS in Brazilian literature, which he did in the novel “Pela noite”, present in the book Triângulo das Águas (1983). Throughout the 1980s, the topic of AIDS was present in many of the author's writings, in which the stigmas and the atmosphere of panic generated by the epidemic are addressed. In August 1994, Abreu informs the readers of his biweekly chronicles in the newspaper O Estado de S. Paulo that he discovered he had the HIV virus. The analyzed play was written a few months before the diagnosis, as the author himself points out: during the 1994 Carnival (Abreu, 2009: 258). In order to understand the author's relationship with the discovery of the disease and the restructuring evoked by it, it is necessary to briefly review the historiography of diseases. Situating the emergence of the field of study is extremely relevant to understand the context in which patient reports emerge in the History of Disease studies. The individual experience of the disease has been, according to Herzlich (2004: 385), advocated by recent historiography, so that the voice of patients has become audible in society. For the author, such research has contributed greatly to the sociology of health and illness, clarifying aspects of everyday life and investigating the different ways in which illness affects the identity of patients. Understanding this process, as well as the ways in which societies deal with the sick, would highlight important aspects related to choices, conceptions and ties of a society. Abreu's texts are analyzed through the 'self-writing' category, proposed by Gomes and which encompasses diaries, correspondence and autobiography; being related to the historical emergence of the individual in contemporary western societies. The very idea of the modern individual for the author would imply a new relationship with the social whole, in which a singular identity would be postulated (Gomes, 2004: 7-24).
Share