Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53752
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
01 Erradicação da pobreza04 Educação de qualidade
10 Redução das desigualdades
Collections
- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
Metadata
Show full item record
INCLUSÃO DIGITAL E LITERACIA EM SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19
Inclusión digital y alfabetización en salud: una experiencia educativa en tiempos de la pandemia Covid-19
Comunicação Digital
Inclusão Social
Literacia em Saúde
COVID-19
Comunicación Digital
Inclusión Social
Alfabetización en Salud
COVID-19
Alternative title
Digital inclusion and health literacy: the education experience in times of Covid-19PandemicInclusión digital y alfabetización en salud: una experiencia educativa en tiempos de la pandemia Covid-19
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As rápidas transformações sociais desencadeadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e pela pandemia de Covid-19 trouxeram um desafio no campo da educação e saúde. O questionamento se o acesso as TICs estão ampliando (favorecendo) as desigualdades socias tornou-se mais premente do que nunca diante da pandemia Covid-19. Como diminuir a exclusão digital e a desinformação em saúde é o questionamento que este artigo busca responder. Assim, descrevemos uma experiência educativa em alfabetização digital e literacia em saúde durante a pandemia do Covid-19 por meio de estratégias remotas de ensino-aprendizagem usando recursos audiovisuais e oficinas dialógicas com moradores de baixa renda de um grande centro urbano no Brasil. A metodologia utilizadana pesquisa é qualitativa com a avaliação dealunos e professores. Como resultado das oficinas, foi possível observar resultados positivos que possibilitaram a divulgação de conhecimentos para a inclusão digital, social, além da promoção da saúde e o empoderamento do cidadão.
Abstract
The fast social transformations triggered by Information and Communication Technologies (ICTs) and by the Covid-19 pandemic brought a challenge in the field of education and health. The question whether access to ICTs is increasing (favoring) social inequalities has become more pressing than ever in the face of the Covid-19 pandemic. How to reduce the digital divide and misinformation in health is the question that this article seeks to answer. Thus, we describe an educational experience in digital literacyand health literacy during the Covid-19 pandemic through remote teaching-learning strategies using audiovisual resources and dialogic workshops with low-income residents of a large urban center in Brazil. The methodology used in the research is qualitative with the use of assessment for students and teachers. As a result of the workshops, it was possible to observe positive results that enabled the dissemination of knowledge for digital and social inclusion, in addition to health promotion and citizen empowerment.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Las rápidas transformaciones sociales provocadas por las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) y por lapandemia Covid-19 trajeron un desafío en el campo de la educación y la salud. La cuestión de si el acceso a las TIC está aumentando (favoreciendo) las desigualdades sociales se ha vuelto más urgente que nunca ante la pandemia de Covid-19. Cómo reducir la brecha digital y la desinformación en salud es la pregunta que este artículo busca dar respuesta. Así, describimos una experiencia educativa en alfabetización digital y alfabetización en salud durante la pandemia Covid-19 a través de estrategias de enseñanza-aprendizaje a distancia utilizando recursos audiovisuales y talleres dialógicos con residentes de bajos ingresos de un gran centro urbano de Brasil. La metodología utilizada en la investigación es cualitativa con el evaluación para estudiantes y profesores. Como resultado de los talleres se pudo observar resultados positivos que posibilitaron la difusión de conocimientos para la inclusión digital y social, además de la promoción de la salud y el empoderamiento ciudadano.
Keywords in Portuguese
Educação DigitalComunicação Digital
Inclusão Social
Literacia em Saúde
COVID-19
Keywords in Spanish
Educación DigitalComunicación Digital
Inclusión Social
Alfabetización en Salud
COVID-19
Share