Advisor | Artmann, Elizabeth | pt_BR |
Author | Miranda, Rodrigo Rodrigues | |
Access date | 2012-09-06T01:12:35Z | |
Available date | 2012-09-06T01:12:35Z | |
Document date | 2004 | |
Citation | MIRANDA, Rodrigo Rodrigues. Análise do modelo de colaboração do programa centros colaboradores para a qualidade da gestão e da assistência hospitalar. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2004. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5386 | |
Abstract in Portuguese | Este estudo refere-se a uma análise do modelo de colaboração desenvolvido a partir da
experiência do Programa Centros Colaboradores para a Qualidade da Gestão e Assistência
Hospitalar, ocorrido no período de junho de 2000 a dezembro de 2002. Destina-se a apresentar um
histórico dessa experiência, à luz de alguma categoria teóricas norteadoras, especificidades das
organizações de saúde, qualidade em saúde, “démarche stratégique” e “benchmarking”,
sistematizando os resultados de uma oficina de avaliação, realizada em Brasília/DF, que passaram
por quatro níveis de análise. Identificaram-se as dificuldades encontradas e as oportunidades de
melhoria visando recompor uma proposta para a retomada das ações de continuidade, manutenção
ou correção de rumo do referido Programa. A base de dados foi obtida a partir de documentação
técnica produzida para o público específico desse Programa no decorrer dos dois anos e meio de
sua implantação. Utilizou-se, também, um instrumento de análise a partir de algumas categorias
adaptadas do formato Fatores Chaves de Sucesso da “démarche strategique”, por sua vez inspirado
em Michel Porter. Os resultados demonstraram que esse exemplo inovador de colaboração no
Brasil se configura como um instrumento potencial que pode contribuir para o enfrentamento de
algumas dificuldades gerenciais encontradas em hospitais brasileiros. Trata-se a rigor de mais um
modelo de sistemática de trabalho, baseada em benchmarking, potencialmente utilizável para outras
áreas e outros tipos de serviços, com ou sem o patrocínio público. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Title | Análise do modelo de colaboração do programa centros colaboradores para a qualidade da gestão e da assistência hospitalar | pt_BR |
Alternative title | Analysis of the model of contribution of the program collaborating centers for the quality management and hospital assistance | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Degree level | Mestre | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Abstract | This study refers to an analysis of the model of collaboration developed from the experience
acquired in the Collaborating Centers Program for the Quality of Hospital Administration that
happened from June 2000 to December 2002. It is destined to present a report of that experience,
based on some theoretical category of orientation, specific health organizations, health quality,
“démarche stratégique” and “benchmarking”, systematizing the results of an evaluation workshop,
accomplished in Brasilia/DF, that went by four analysis levels. They identified the difficulties and
the improvement opportunities seeking to recompose a proposal for the retaking of the continuity
actions, maintenance or correction of direction of the referred Program. The database was obtained
from technical documentation produced for the specific public of that Program in the elapsing of the
two and half years of its implantation. It was used, also, an analysis instrument from some adapted
categories of the format, Key Factors of Success from the “démarche Stategique”, for it’s time
inspired in Michel Porter. The results demonstrated that this innovative example of collaboration in
Brazil is configured as a potential instrument that can contribute to fight some managerial
difficulties found at Brazilian hospitals. It is basically one more model of work systematics, based on
benchmarking and potentially usable for other areas and other types of services, with or without the
public patronage. | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Hospital Administration | |
Subject | Quality Management | |
Subject | Strategic Planning | |
DeCS | Administração Hospitalar | pt_BR |
DeCS | Gestão da Qualidade | pt_BR |
DeCS | Planejamento Estratégico | pt_BR |