Advisor | Borges, Helena Cristina Balthazar Guedes | |
Author | Abreu, Marcella Melo Vergne de | |
Access date | 2022-08-02T12:05:28Z | |
Available date | 2022-08-02T12:05:28Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | ABREU, Marcella Melo Vergne de. Produtos para diagnóstico de uso in vitro no Brasil: uma avaliação do cenário na ANVISA dos últimos cinco anos (2004-2008). 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Vigilância Sanitária)—Diretoria Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2009. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54231 | |
Abstract in Portuguese | A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é órgão federal responsável pela
concessão do registro de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. Com isso, para ter acesso ao
mercado, produtos ou serviços devem ser submetidos aos requisitos preconizados na Lei n°
6.360/76 que tem entre outras definições pertinentes, Registro de Produto, ato privativo do
órgão competente do Ministério da Saúde destinado a comprovar o direito de fabricação do
produto submetido ao regime da Lei. Inserido neste contexto, este trabalho analisou o perfil
dos registros/cadastros de produtos para diagnóstico de uso in vitro na ANVISA e avaliou o
impacto provocado pelas mudanças na regulamentação destes produtos com base na demanda
recebida nos últimos cinco anos de (jan. 2004 a dez. 2008) pela GEVIT. O sistema
DATAVISA de acesso interno e restrito foi utilizado como fonte de dados do referido estudo.
Um total de 21.268 petições deu entrada na GEVIT no período avaliado, assim distribuídas:
33,7% em 2008, 19,3% em 2007, 17,7% em 2006, 15,9% em 2005, 13,4% em 2004
respectivamente. Destas, 37% (n=7.835) correspondeu a petições primárias e 63% (n=13.443)
a petições secundárias (revalidações e alterações de registro de produtos anteriormente
registrados). O assunto de maior demanda peticionado correspondeu ao registro/cadastro,
37% (n=7.835). A maioria das empresas que peticionaram o registro/cadastro de produtos,
junto a GEVIT eram importadoras 69% (n=162), 16% (n=38) eram fabricantes nacionais e
15% (n=35) nacional e internacional simultaneamente. A maior parcela dos produtos
peticionados no período correspondeu a produtos importados 85,4%(n=6.695). Produtos
únicos corresponderam a 92% (n=7.187) das petições e famílias de produtos a 8% (n=648).
Dentre as petições de alteração a mais freqüente estava relacionada à mudança de fabricante
36% (n=1.509). Após análise técnica, 74% (n=15.632) das petições foram Deferidas, 5%
(n=1.147) Indeferidas e 21% (n=4.489) encontravam-se em status de análise no momento de
realização desse trabalho. Do número total de petições indeferidas 39% (n=450) correspondeu
a petições primárias e 61% (n=697) a petições secundárias. Solicitaram peticionamento de
reconsideração de indeferimento 14,2% (n=163) das empresas, 38,7% (n=63) foram acatadas,
ou seja, Deferidas, 57,1% (n=93) não foram acatadas ou permaneceram Indeferidas e 4,3%
(n=7) encontravam-se ainda em análise. O maior percentual de indeferimento ocorreu nos
anos de 2005 (84%) e 2007 (69%). A Resolução RDC nº 206/06 que revogou a Portaria nº
8/96 ampliou o número de peticionamentos, tornando-o mais ágil na forma de peticionamento
eletrônico, o que conseqüentemente elevou a demanda na GEVIT, além de outras ações até
então adotadas pela ANVISA, que contribuíram para difundir seu papel regulador, visando
minimizar os riscos inerentes a esses produtos. Desta forma a GEVIT vem trabalhando
incessantemente na busca de melhorias das práticas regulatórias que favoreçam o mercado e a
segurança dos Produtos para Diagnóstico in vitro utilizados no mercado nacional. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Registro e cadastro | pt_BR |
Subject in Portuguese | In vitro | pt_BR |
Subject in Portuguese | Regulamentação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Agência Nacional de Vigilância Sanitária | pt_BR |
Title | Produtos para diagnóstico de uso in vitro no Brasil: uma avaliação do cenário na ANVISA dos últimos cinco anos (2004-2008) | pt_BR |
Alternative title | Diagnostic products for use in vitro in Brazil: an evaluation of scenario ANVISA the last five years (2004-2008) | pt_BR |
Type | TCC | pt_BR |
Defense date | 2009 | |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília | |
Place of Defense | Brasília/DF | |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
Abstract | The National Health Surveillance Agency (ANVISA) is federal agency responsible for
granting registration of products subject to Health Surveillance. Therefore, to gain market
access, products or services shall be subject to the requirements envisaged in Law nº 6.360/76
which has among other relevant settings, Product Registration Private Act of the competent
organ of the Ministry of Health to establish the right of manufacture of the product subject to
the scheme of the Act. Inserted in this context, this study examined the profile of
records/registration of products for diagnostic use in vitro and in ANVISA assessed the
impact caused by changes in regulation of these products based on the demand received in
recent five years (Jan. 2004 to Dec. 2008) for GEVIT. The system DATAVISA restricted to
internal access was used as source data of the study. A total of 21.268 applications received in
the reporting period GEVIT thus distributed: 33,7% in 2008, 19,3% in 2007, 17,7% in 2006,
15,9% in 2005, 13,4% in 2004, respectively. Of these, 37% (n=7.835) was the primary
applications and 63% (n=13.443) for secondary applications (revalidations and changes in
registration of products already registered). The issue of increased demand was the record /
registration, 37% (n=7.835). Most companies that applied the records/registration of products,
with GEVIT were importing 69% (n=162), 16% (n=38) were national manufacturers and 15%
(n=35) both nationally and internationally. The largest portion of products in the period
corresponded to imported products 85.4% (n=6.695). Single products account for 92%
(n=7.187) of applications and families of products to 8% (n=648). Among the applications the
most frequent change was related to the manufacturer of 36% (n=1509). After technical
analysis, 74% (n=15.632) of the applications were Accepted, 5% (n= 1.147) and Rejected
21% (n=4.489) were in status in analysis for such work. The total number of applications
dismissed 39% (n=450) was the primary applications and 61% (n=697) for secondary
applications. Requested applications for reconsideration of rejected 14.2% (n=163) of
companies, 38,7% (n=63) were accepted, 57,1% (n=93) were rejected and 4,3% (n=7) were
still under review. The highest percentage of rejection occurred during the years of 2005
(84%) and 2007 (69%). Resolution RDC n º 206/06 repealing Ordinance No. 8/96 increased
the number of applications, making it more agile in the form of electronic applications, which
consequently increased the demand in GEVIT and other actions taken so far by ANVISA
which helped to spread its regulatory role, to minimize the risks associated with these
products. Thus the GEVIT has worked tirelessly in the search for improved regulatory
practices that support the market and safety of in vitro diagnostic products for use in the
domestic market. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil. | |
Subject | Records and registration | pt_BR |
Subject | In vitro | pt_BR |
Subject | Regulation | pt_BR |
Subject | Anvisa | pt_BR |
Member of the board | Borges, Helena Cristina Balthazar Guedes | |
Member of the board | Adati, Marisa Coelho | |
Member of the board | Zamith, Helena Pereira da Silva | |
DeCS | Técnicas In Vitro | pt_BR |
DeCS | Registro de Produtos | pt_BR |
DeCS | Vigilância de Produtos Comercializados | pt_BR |
DeCS | Agência Nacional de Vigilância Sanitária | pt_BR |