Advisor | Cruz, Marly Marques da | |
Author | Reis, Elaine Cristiny Evangelista dos | |
Access date | 2022-08-02T17:44:37Z | |
Available date | 2022-08-02T17:44:37Z | |
Document date | 2021 | |
Citation | REIS, Elaine Cristiny Evangelista dos. Diversidade, sexualidade e especificidade cultural em materiais educativos: caracterização e análise do contexto sociocultural e da rede de ensino em Santarém, Pará. 2021. 211 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Santarém-PA, 2021. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54331 | |
Abstract in Portuguese | A sexualidade se expressa de forma dinâmica através de construções que ultrapassam a esfera biológica e se atrelam a aspectos sociais, culturais, psicológicos e históricos. No contexto educacional contemporâneo, abordar temáticas relacionadas à sexualidade, exige a capacidade de desenvolver experiências pedagógicas diversificadas e alinhadas com a sociedade na qual os jovens estão inseridos. Nessa perspectiva, os materiais de ensino, sobretudo os materiais educativos, têm papel relevante para uma aprendizagem significativa e requerem condições básicas para que os novos conhecimentos adquiram significado para os jovens, para desatrelar de propostas pedagógicas amparadas em concepções religiosas e higienistas. Assim, o estudo objetivou, analisar o tema da sexualidade, considerando a diversidade sociocultural, no contexto dos materiais educativos voltados para alunos do ensino fundamental e médio na rede pública de ensino de Santarém/PA. Adotou-se a abordagem qualitativa, exploratória e descritiva e os dados foram coletados na primeira fase da pesquisa (pré-pandemia) com aplicação de questionário e entrevistas nas escolas para caracterização do grupo da pesquisa e de forma documental, por meio de revisão da Literatura, de dados da Secretaria Municipal de Educação (SMS), da Secretaria Regional de Educação e de materiais educativos. O estudo foi desenvolvido em Santarém no estado do Pará que é a segunda maior unidade federativa do Brasil em território e é dividido em 144 municípios e a cidade se caracteriza por uma grande diversidade social e cultural, devido à população ser composta por quilombolas, ribeirinhos e indígenas. O estudo permitiu ampliar o olhar sobre a abordagem da sexualidade e ajudar a compreender estratégias mais adequadas as necessidades de cenários repleto de diversidade sociocultural, imergidos em vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas que forma um espaço único, repleto de singularidades em razão do perfil epidemiológico, populações específicas de difícil acesso e entraves para a entrada aos serviços de saúde e educação, indicando que as propostas de ensino da sexualidade devem ser pautadas naquilo que é significativo para os jovens, sem uma intencionalidade em reforçar os padrões de saúde definidos por instâncias governamentais, projetados em mudanças comportamentais, reconhecendo às particularidades de cada região e as diferentes juventudes, que permita a valorização do saber popular e a participação daqueles que, não como técnicos ou cientistas, vivem as questões, mas, podem ajudar a resgatar a autonomia, a identidade e protagonismo juvenil. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Sexualidade | pt_BR |
Subject in Portuguese | Jovens | pt_BR |
Subject in Portuguese | Materiais Educativos e de Divulgação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diversidade Cultural | pt_BR |
Subject in Portuguese | Diversidade Sexual | pt_BR |
Title | Diversidade, sexualidade e especificidade cultural em materiais educativos: caracterização e análise do contexto sociocultural e da rede de ensino em Santarém, Pará | pt_BR |
Alternative title | Diversity, sexuality and cultural specificity in educational materials: characterization and analysis of the sociocultural context and the educational system in Santarém, Pará | en_US |
Type | Thesis | |
Defense date | 2021-07-01 | |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Santarém-PA | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública | pt_BR |
Co-Advisor | Vargas, Eliane Portes | |
Abstract | Sexuality is dynamically expressed through constructions that go beyond the biological sphere and are linked to social, cultural, psychological and historical aspects. In the contemporary educational context, addressing themes related to sexuality, requires the ability to develop diverse educational experiences aligned with the society in which young people are inserted. In this perspective, teaching materials, especially educational materials, have a relevant role for meaningful learning and require basic conditions for new knowledge to acquire meaning for young people, to untangle pedagogical proposals supported by religious and hygienist conceptions. Thus, the study aimed to analyze the theme of sexuality, considering the socio-cultural diversity, in the context of educational materials aimed at elementary and high school students from the public school system in Santarém / PA. The qualitative, exploratory and descriptive approach was adopted and the data were collected in the first phase of the research (pre-pandemic) with the application of a questionnaire and interviews in schools to characterize the research group and in a documentary way, through literature review. , data from the Municipal Education Secretariat (SMS), the Regional Education Secretariat and educational materials. The study was developed in Santarém in the state of Pará, which is the second largest federative unit of Brazil in territory and is divided into 144 municipalities and the city is characterized by a great social and cultural diversity, due to the population being composed of quilombolas, riverside residents and indigenous peoples. The study made it possible to broaden the view on the approach to sexuality and help to understand more appropriate strategies for the needs of scenarios full of socio-cultural diversity, immersed in individual, social and programmatic vulnerabilities that form a unique space, full of singularities due to the epidemiological profile specific populations that are difficult to access and barriers to entry to health and education services, indicating that sexuality education proposals must be based on what is meaningful for young people, without an intention to reinforce the health standards defined by governmental bodies, projected in behavioral changes, recognizing the particularities of each region and the different youths, which allows the valorization of popular knowledge and the participation of those who, not as technicians or scientists, live the issues, but can help to recover autonomy, identity and youth protagonism. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Sexuality | en_US |
Subject | Young | en_US |
Subject | Educational and Dissemination Materials | en_US |
Subject | Cultural Diversity | en_US |
Subject | Sexual Diversity | en_US |
DeCS | Sexualidade | pt_BR |
DeCS | Jovens | pt_BR |
DeCS | Materiais Educativos e de Divulgação | pt_BR |
DeCS | Diversidade Cultural | pt_BR |
DeCS | Diversidade de Gênero | pt_BR |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
DeCS | Bibliografia Descritiva | pt_BR |
DeCS | Entrevistas como Assunto | pt_BR |
DeCS | Literatura de Revisão como Assunto | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |