Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54380
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO EM SAÚDE – PERSPECTIVAS E APLICABILIDADES
Formação em saúde
Ensino médico
Educação à distância
COVID-19
Health training
Medical education
Distance education
COVID-19
Entrenamiento en salud
Educación médica
Educación a distancia
COVID-19
Marcos Kubrusly do Centro Universitário Christus, do Programa de Pós- Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022)
Kristopherson Lustosa Augusto do Centro Universitário Christus, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais, da Universidade de Fortaleza, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Ceará, da Faculdade de Medicina, do Departamento de Medicina Clínica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Alternative title
Use of technology in health education – perspectives and applicabilityAffilliation
Centro Universitário Christus, Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil.
Centro Universitário Christus. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil.
Centro Universitário Christus. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade de Fortaleza. Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Clínica. Fortaleza, CE, Brasil.
Centro Universitário Christus. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil.
Centro Universitário Christus. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade de Fortaleza. Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Clínica. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), inseridas também na saúde, podem promover ganho substancial ao ensino da área, fornecendo recursos didáticos adicionais, relevantes aos docentes, principalmente em períodos de pandemia, quando várias instituições necessitarão desenvolver meios tecnológicos emergenciais para a aprendizagem (Emergency Remote Teaching – ERT). O artigo, através de revisão narrativa, objetiva rever o uso das tecnologias na saúde e no ensino médico, bem como discutir sobre as perspectivas existentes no mundo pós-pandemia. Nesse conceito, o ensino on-line assume importância estratégica, permitindo uma modalidade educacional flexível, aberta e interativa, favorecendo o ensino colaborativo, não esquecendo alguns contrapontos, tais como a disponibilidade do acesso e a sobrecarga cognitiva (“fadiga zoom”). A crise pandêmica atual trouxe, além da adoção de tecnologias, a possibilidade de modernizar o ensino como um todo, melhorando a eficiência e tornando a experiência acadêmica mais reflexiva, através de um ensino híbrido, presencial e virtual.
Abstract
Information and Communication Technologies (ICT), that are also inserted in health, can promote substantial gains to the teaching in this area, providing additional didactic resources, relevant to teachers, especially in pandemic periods, when institutions will need to develop Emergency Remote Teaching (ERT). The article is a narrative review that aims to review the use of technologies in health and medical education and to discuss the existing perspectives in the post-pandemic world. In this concept online learning assumes strategic importance, allowing a flexible, open and interactive educational modality, favoring collaborative teaching, not forgetting some counterpoints, such as the availability of access and cognitive overload (“zoom fatigue”). The current pandemic crisis has brought, in addition to the adoption of technologies, the possibility of modernizing education as a whole, improving efficiency and making the academic experience more reflective, through hybrid, face-to-face and virtual teaching.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), también insertadas en la salud, pueden promover avances sustanciales en la educación del área, proporcionando recursos didácticos adicionales, relevantes para los docentes, especialmente en períodos de pandemia, cuando diversas instituciones necesitarán desarrollar medios tecnológicos de emergencia para aprendizaje (Emergency Remote Teaching – ERT). El artículo, a través de una revisión narrativa, tiene como objetivo revisar el uso de tecnologías en la salud y la educación médica, así como discutir las perspectivas existentes en el mundo pospandémico. En este concepto, la educación on-line asume una importancia estratégica, permitiendo una modalidad educativa flexible, abierta e interactiva, favoreciendo la enseñanza colaborativa, sin olvidar algunos contrapuntos, como la disponibilidad de acceso y la sobrecarga cognitiva (“zoom fatiga”). La actual crisis pandémica ha traído, además de la adopción de tecnologías, la posibilidad de modernizar la educación en su conjunto, mejorar la eficiencia y hacer más reflexiva la experiencia académica, a través de la enseñanza híbrida, presencial y virtual.
Keywords in Portuguese
Tecnologia da Informação e ComunicaçãoFormação em saúde
Ensino médico
Educação à distância
COVID-19
Keywords
Information and Communication TechnologyHealth training
Medical education
Distance education
COVID-19
Keywords in Spanish
Tecnología de la Información y la ComunicaciónEntrenamiento en salud
Educación médica
Educación a distancia
COVID-19
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Citation
SILVA, Francisco Theogenes Macêdo; KUBRUSLY, Marcos; AUGUSTO, Kristopherson Lustosa. Uso da tecnologia no ensino em saúde – perspectivas e aplicabilidades. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 473-487, abr./jun. 2022.DOI
10.29397/reciis.v16i2.2439ISSN
1981-6278Notes
Francisco Theogenes Macêdo Silva do Centro Universitário Christus, do Curso de Medicina teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022)Marcos Kubrusly do Centro Universitário Christus, do Programa de Pós- Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022)
Kristopherson Lustosa Augusto do Centro Universitário Christus, do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais, da Universidade de Fortaleza, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Ceará, da Faculdade de Medicina, do Departamento de Medicina Clínica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde, v. 16 n.2 (2022
Share