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04 Educação de qualidadeCollections
- COC - Artigos de Periódicos [1198]
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“ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO” E A INSERÇÃO DA PSICANÁLISE NO CAMPO EDUCACIONAL: JULIO PORTO-CARRERO, PEDRO DEODATO DE MORAES E RENATO JARDIM (1927-1931)
História da educação
História da psicanálise
Rio de Janeiro
History of education
History of psychoanalysis
Rio de Janeiro
Castro, Rafael Dias de | Date Issued:
2016
Alternative title
“Associação Brasileira de Educação” and the insertion of psychoanalysis in the educationalfield: Julio Porto-Carrero, Pedro Deodato de Moraes and Renato Jardim (1927-1931)Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Apresentamos neste artigo a tentativa de institucionalização da psicanálise no meio educacional, através das iniciativas do psiquiatra Julio Porto-Carrero e do educador Deodato de Moraes junto à “Associação Brasileira de Educação”. Trazemos também, junto aesse debate, as críticas realizadas pelo educador paulista Renato Jardim com relação a essa inserção da psicanálise no meio educacional.
Abstract
We present the attempted institutionalization of psychoanalysis in the educational environment, through initiatives by the psychiatrist Julio Porto-Carrero and educator Deodato de Moraes in the “Associação Brasileira de Educação”. We also introduce in this debate the criticismsmade by the educator Renato Jardim with respect to this insertion of psychoanalysis in the educational environment.
Keywords in Portuguese
Associação Brasileira de EducaçãoHistória da educação
História da psicanálise
Rio de Janeiro
Keywords
Associação Brasileira de EducaçãoHistory of education
History of psychoanalysis
Rio de Janeiro
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