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DissertationCopyright
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2019-05-08
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
Metadata
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AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
Serviços Médicos de Emergência
Assistência à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde.
Medical Services of Emergency
Health Care
Quality of Assistance to Health.
Servicios Médicos de Emergencia
Cuidado de la Salud
Calidad de la Asistencia a Salud.
Serviços Médicos de Emergência
Assistência à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Mendes, Romero Nogueira de Souza | Date Issued:
2013
Alternative title
Evaluation of Assistance in Urgency and Emergency: a case study in the municipality of de Cabo de Santo AgostinhoAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo objetivou a avaliação da qualidade da assistência aos usuários da urgência e
emergência em duas unidades de média complexidade do SUS, no Cabo de Santo Agostinho,
em 2013. Entrevistando um total de 34 indivíduos, entre gestores, médicos, enfermeiros e
assistentes sociais. Um estudo de casos múltiplos quali-quantitativo, exploratório e
explanatório. Com referencial analítico no respeito aos direitos dos usuários e na percepção da
qualidade da assistência enquanto dimensões gerais da qualidade a serem avaliadas.
Utilizando diversos métodos e técnicas para apreensão destas dimensões, desde a análise
documental em prontuários, relatórios de auditoria e de inspeção sanitária – passando pelo
registro das impressões do pesquisador em relatório de observação sistemática – à aplicação
de questionário previamente estruturado. Trazendo uma análise categorizada e por
triangulação dos resultados com o intuito de maior aproximação em face à complexidade do
problema investigado. Obtendo como principais achados: a) o comprometimento da garantia
do sigilo das informações e da privacidade no atendimento no Hospital Municipal Mendo
Sampaio, assim como, do acesso à informação pelos usuários nas duas emergências; b) as
deficiências estruturais na ambiência, no conforto e na segurança, mais evidentes no Hospital
Municipal Mendo Sampaio; c) a boa avaliação geral da qualidade do atendimento prestado
por profissionais e gestores nas duas unidades; d) o encorajamento no desenvolvimento de
ações com vistas à qualificação do atendimento nas unidades pesquisadas, ao mesmo tempo,
em que apontam entraves à execução de ações para melhoria da qualidade. Contribuindo
assim para manutenção da prestação de uma assistência fundamentalmente pautada na
produção e na “queixa-conduta”, com um elevado quantitativo de consultas de urgência,
excessiva medicalização e encaminhamento dos usuários para serviços de maior
complexidade.
Abstract
The study aimed to evaluate the quality of care to users of emergency care in two units of
medium complexity of SUS, Cabo de Santo Agostinho, in 2013. Interviewing a total of 34
individuals, including managers, doctors, nurses and social workers. A multiple case study
quantitative and qualitative, exploratory and explanatory. Analytical framework with respect
to the rights of users and perception of quality of care while overall dimensions of quality to
be assessed. Using various methods and techniques to arrest these dimensions, since the
documentary analysis of the records, audit reports and sanitary inspection - going by the
record of the impressions of the researcher in systematic observation report - applying
structured questionnaire previously. Bringing a categorical analysis and the results
triangulation in order to more closely in view of the complexity of the problem investigated.
Getting main findings: a) the commitment of ensuring information confidentiality and privacy
in attendance at the Municipal Hospital Mendo Sampaio, as well as access to information for
users in both emergencies b) structural deficiencies in the ambience, comfort and security,
most evident at the Municipal Hospital Mendo Sampaio c) the good overall quality of care
provided by professionals and managers in the two units, d) encouraging the development of
actions aimed at qualifying the attendance in the surveyed units at the same time, at which
point barriers to the implementation of actions to improve the quality. Thus contributing to
maintaining the provision of assistance primarily based in the production and "complains
conduct" with a high quantity of emergency consultations, excessive medicalization and
referral of users to more complex services.
Keywords in Portuguese
Avaliação de Serviços de SaúdeServiços Médicos de Emergência
Assistência à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde.
Keywords
Health Services AssessmentMedical Services of Emergency
Health Care
Quality of Assistance to Health.
Keywords in Spanish
Evaluación de Servicios de SaludServicios Médicos de Emergencia
Cuidado de la Salud
Calidad de la Asistencia a Salud.
DeCS
Avaliação de Serviços de SaúdeServiços Médicos de Emergência
Assistência à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
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