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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/54773
PODCAST & COVID-19: A PRODUÇÃO NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA
Popularização da ciência
Podcast
Podcast universitário
COVID-19
Comunicação e divulgação científica
Webcast
Comunicação pública da ciência
Podcast
Comunicación publica
COVID-19
Universidades publicas federales
Pandemia
Portela, Graça Maria Vieira | Date Issued:
2021
Alternative title
Podcast & Covid-19: production in federal public educational institutions during the pandemicAuthor
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
E lá se foram 366 horas dos 1.200 episódios de podcasts analisados, desenvolvidos pelas universidades públicas federais durante a pandemia de Covid-19, no período de março a setembro de 2020. Números que podem parecer impressionantes, mas que são pequenos diante da produção feita por alunos, professores, pesquisadores e comunicadores institucionais no primeiro período da pandemia. Este estudo quali-quantitativo e exploratório dos áudios produzidos buscou falar desta nova mídia, o podcast, que visa ampliar a divulgação científica de temas antes restritos a círculos acadêmicos. O estudo aponta o sucesso de plataformas como o Spotify, mas também a importância dos sites institucionais, que mostrou os pesquisadores de bancadas levando suas pesquisas aos ouvintes, seja por meio de entrevistas ou mesas redondas. Onde temas como prevenção e cuidados, saúde mental, quarentena e isolamento social, fake news e desinformação, além da influência da pandemia nos trabalhadores - empregados ou não - foram relevantes para discussão. E onde a população em geral e a comunidade acadêmica foram os públicos eleitos para ouvir o que se passava dentro das academias. O levantamento por região deu um panorama nacional e mostrou a importância dessas iniciativas, e pretende lançar luz sobre o papel da comunicação institucional durante a pandemia e a necessidade de ter a Ciência mais próxima da população e com uma dinâmica mais bidirecional.
Abstract
And there went 366 hours of the 1,200 episodes of podcasts analyzed, from March to September 2020, from federal public universities, developed during the Covid-19 pandemic. Numbers that may seem impressive but are small compared to the production made by students, professors, researchers and institutional communicators in the first period of the pandemic. This qualitative-quantitative and exploratory study of the produced audios sought to talk about this new medium, the podcast, which aims to broaden the scientific dissemination of topics that were previously restricted to academic circles. A study that showed the success of platforms like Spotify, but also the importance of institutional sites; which showed researchers taking their studies to listeners, either through interviews or roundtables. Where topics such as prevention and care, mental health, quarantine and social isolation, fake news and misinformation, in addition to workers - employed or not, were relevant for discussion. And where the general population and the academic community were the chosen listeners to hear what was going on inside the academies. The survey by regions gave a national panorama and showed us the importance of these initiatives and intends to shed light on the role of institutional communication during the pandemic and the need to have Science closer to the population and with a more bidirectional communication.
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Y ahí fueron 366 horas de los 1.200 episodios de podcast analizados, desarrollados por las universidades públicas federales durante la pandemia de Covid-19, en el período de Marzo a Septiembre 2020. Cifras que pueden parecer impresionantes, pero que son pequeños frente a la producción realizada por estudiantes, docentes, investigadores y comunicadores institucionales en el primer periodo de la pandemia. Este estudio cualitativo, cuantitativo y exploratorio de los audios producidos buscó hablar de este nuevo medio, el podcast, que tiene como objetivo ampliar la divulgación científica de temas antes restringidos a académica. El estudio apunta al éxito de plataformas como Spotify, pero también la importancia de los sitios institucionales, lo que mostró a los investigadores de banco llevar su investigación a los oyentes, ya sea a través de entrevistas o mesas redondas ronda. Donde temas como prevención y atención, salud mental, cuarentena y aislamiento social, fake news y desinformación, además de la influencia de la pandemia en los trabajadores, empleados o no, eran pertinentes para el debate. Y donde el la población en general y la comunidad académica fueron los públicos elegidos para escuchar lo que pasaba dentro de las academias. La encuesta por regiones dio una panorama nacional y mostró la importancia de estas iniciativas, y pretende arrojar luz sobre el papel de la comunicación institucional durante la pandemia y la necesidad de tener la Ciencia más cerca de la población y con una dinámica más bidireccional.
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Et il y a eu 366 heures des 1.200 épisodes de podcast analysés, développés par les universités publiques fédérales pendant la pandémie de Covid-19, en période de Mars à septembre 2020. Des chiffres qui peuvent sembler impressionnants, mais qui sont petits face à la production des étudiants, enseignants, chercheurs et communicants institutionnels dans la première période de la pandémie. Cette étude qualitative, quantitative et exploratoire des audios produits visait à parler de ce nouveau média, de la podcast, qui vise à élargir la diffusion scientifique de sujets auparavant limités à universitaires. L'étude souligne le succès de plateformes telles que Spotify, mais aussi l'importance des sites institutionnels, ce qui a montré aux chercheurs du banc présenter leurs recherches aux auditeurs, que ce soit par le biais d'entretiens ou de tables rondes tour. Lorsque des sujets tels que la prévention et les soins, la santé mentale, la quarantaine et l'isolement social, les fausses nouvelles et la désinformation, en plus de l'influence de la pandémie sur travailleurs - employés ou non - étaient pertinents pour la discussion. Et où le la population générale et la communauté universitaire ont été les publics choisis pour entendre ce qui s'est passé à l'intérieur des académies. L'enquête par région a donné une panorama national et a montré l'importance de ces initiatives, et entend mettre en lumière sur le rôle de la communication institutionnelle pendant la pandémie et la nécessité de avoir la Science plus proche de la population et avec une dynamique plus bidirectionnelle.
Keywords in Portuguese
Divulgação científicaPopularização da ciência
Podcast
Podcast universitário
COVID-19
Comunicação e divulgação científica
Webcast
Comunicação pública da ciência
Keywords in Spanish
Divulgación científicaPodcast
Comunicación publica
COVID-19
Universidades publicas federales
Pandemia
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