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04 Educação de qualidadeCollections
- COC - Artigos de Periódicos [1193]
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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM ARQUIVO: UMA INICIATIVA NO DEPARTAMENTO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO DA COC
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O trabalho traz o relato de uma iniciativa de educação patrimonial do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz: a publicação de um livro ilustrado voltado para o público infanto-juvenil, resultado de uma metodologia de trabalho multidisciplinar e fortemente alicerçada sobre a pesquisa bibliográfica e documental, na qual se pretende retratar a história da saúde pública no Brasil através do vasto acervo documental sob guarda dessa instituição arquivística. Assim, a publicação aqui apresentada é pensada como parte de um processo educativo que tem o “patrimônio cultural como fonte primária”. Para tal, busca-se compreender a emergência do conceito de educação patrimonial como consequência da ressignificação das noções de patrimônio cultural e memória social ocorrida em meados do século XX. Com isso, a educação passou a ser um recurso estratégico de aproximação da sociedade com seus bens culturais. No Brasil, essa relação entre patrimônio e educação não é recente, porém entre as instituições arquivísticas e centros de documentação as experiências ainda são reduzidas e pontuais. Dessa forma, a reflexão proposta tem por objetivo estabelecer uma prática de educação patrimonial permanente e sistemática no arquivo, unindo-se a outras experiências que a Casa de Oswaldo Cruz desenvolve nesse campo.
Abstract
The work presents the report of a heritage education initiative of the Department of Archives and Documentation of Casa de Oswaldo Cruz: the publication of an illustrated book aimed at children and young people, the result of a multidisciplinary work methodology and strongly based on research. bibliographic and documentary, in which it is intended to portray the history of public health in Brazil through the vast collection of documents under the custody of this archival institution. Thus, the publication presented here is thought of as part of an educational process that has “cultural heritage as a primary source”. To this end, we seek to understand the emergence of the concept of heritage education as a consequence of the resignification of the notions of cultural heritage and social memory that took place in the mid-twentieth century. As a result, education has become a strategic resource to bring society closer to its cultural assets. In Brazil, this relationship between heritage and education is not recent, but among archival institutions and documentation centers, experiences are still limited and punctual. In this way, the proposed reflection aims to establish a practice of permanent and systematic heritage education in the archive, joining other experiences that Casa de Oswaldo Cruz develops in this field.
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