Author | Silva, Adrielle Macêdo Fernandes da | |
Author | Mendes, Ana Beatriz Acioli | |
Author | Perrone, Nathalia Sena Sassone | |
Author | Strattner, Victor Ramos | |
Author | Mello, Márcio Luiz | |
Access date | 2022-11-09T17:36:06Z | |
Available date | 2022-11-09T17:36:06Z | |
Document date | 2022 | |
Citation | SILVA, Adrielle Macêdo Fernandes da et al. Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, 2 p, 2022. | en_US |
ISSN | 1984-6290 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55555 | |
Abstract in Portuguese | Este artigo apresenta resultados de experiências com a oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL) realizada virtualmente durante a pandemia da covid-19. Por meio da abordagem CienciArte e da metodologia Pesquisa Baseada em Artes (ABR), a oficina teve como principal objetivo explorar o potencial das artes, especialmente as narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover a criatividade, o bem-estar e a qualidade de vida aos seus participantes.
Em nosso estudo, descrevemos práticas da oficina desenvolvida e realizada de forma virtual com alunos da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz). Esse grupo é composto por mestrandas e doutorandos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de variados níveis e formações, predominantemente profissionais da Educação.
A partir de nossa articulação teórico-prática envolvendo conceitos da dialogia de Paulo Freire, ensino não formal, CienciArte e pesquisa baseada em arte, buscamos inovações no campo do ensino em Biociências e saúde com as chamadas oficinas dialógicas de narrativas literárias (ODNL), que são desenvolvidas com ênfase nas chamadas narrativas literárias, que incorporam, ao mesmo tempo, nossas histórias de vida e nossas possibilidades de expressões e manifestações artísticas norteadas pela literatura, com a estética e a sensibilidade capazes de nos tocar profundamente..... | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | CECIERJ | en_US |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Oficinas virtuais dialógicas | en_US |
Subject in Portuguese | Narrativas literárias | en_US |
Subject in Portuguese | Metodologias de ensino | en_US |
Subject in Portuguese | Tempos de Pandemia | en_US |
Title | Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia | en_US |
Type | Article | |
DOI | 10.18264/REP | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | UFRJ. EBA. História da Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | UNIRIO. Graduanda em HIstória. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Especialista em Ciência, Arte, Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |