Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55555
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
Metadata
Show full item record
OFICINAS VIRTUAIS DIALÓGICAS DE NARRATIVAS LITERÁRIAS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS EM ENSINO NOS TEMPOS DE PANDEMIA
Narrativas literárias
Metodologias de ensino
Tempos de Pandemia
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UFRJ. EBA. História da Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UNIRIO. Graduanda em HIstória. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Especialista em Ciência, Arte, Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UFRJ. EBA. História da Arte. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
UNIRIO. Graduanda em HIstória. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Especialista em Ciência, Arte, Cultura na Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta resultados de experiências com a oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL) realizada virtualmente durante a pandemia da covid-19. Por meio da abordagem CienciArte e da metodologia Pesquisa Baseada em Artes (ABR), a oficina teve como principal objetivo explorar o potencial das artes, especialmente as narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover a criatividade, o bem-estar e a qualidade de vida aos seus participantes.
Em nosso estudo, descrevemos práticas da oficina desenvolvida e realizada de forma virtual com alunos da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz). Esse grupo é composto por mestrandas e doutorandos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de variados níveis e formações, predominantemente profissionais da Educação.
A partir de nossa articulação teórico-prática envolvendo conceitos da dialogia de Paulo Freire, ensino não formal, CienciArte e pesquisa baseada em arte, buscamos inovações no campo do ensino em Biociências e saúde com as chamadas oficinas dialógicas de narrativas literárias (ODNL), que são desenvolvidas com ênfase nas chamadas narrativas literárias, que incorporam, ao mesmo tempo, nossas histórias de vida e nossas possibilidades de expressões e manifestações artísticas norteadas pela literatura, com a estética e a sensibilidade capazes de nos tocar profundamente.....
Keywords in Portuguese
Oficinas virtuais dialógicasNarrativas literárias
Metodologias de ensino
Tempos de Pandemia
Share